Começou nesta segunda-feira (10) a primeira fase da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo de 2020. O público-alvo são crianças e jovens dos cinco aos 19 anos de idade. A imunização está disponível nos postos de saúde municipais. 

Devem se vacinar as crianças e jovens que nunca tomaram nenhuma dose, têm registrado apenas uma, perderam o cartão ou não lembram se estão com esquema vacinal completo. A vacina contra sarampo é considerada de rotina, estando à disposição da população durante todo o ano. Contudo, a campanha é feita para enfatizar a importância e vai até o dia 13 de março. 

A ação é complementar as anteriores, que contemplaram outras faixas etárias. A nova fase começa no segundo semestre e terá como foco pessoas dos 30 aos 59 anos. 

A transmissão do sarampo ocorre a partir de gotículas de pessoas doentes ao espirrar, tossir, falar ou respirar próximo de pessoas sem imunidade contra o vírus, sendo uma doença altamente contagiosa. Estima-se que aproximadamente 131.472 mil pessoas não estejam vacinadas no Ceará, segundo o Ministério da Saúde. 

Juazeiro do Norte 
Em Juazeiro do Norte, a vacina estará disponível nas 47 salas de vacinação de todas as Unidades Básicas de Saúde, no Centro de Dermatologia e no Hospital Estephânia. A campanha vai até o dia 13 de março. 

O Dia “D” de Mobilização Nacional será neste sábado (15) e o Centro de Dermatologia funcionará neste dia para ampliar o acesso da população à vacina. 

A coordenadora de imunização do Município, Márcia Rejane, ressalta a necessidade de apresentar, além da caderneta de vacinação, o cartão SUS, para que a aplicação da vacina seja devidamente registrada no sistema, qualificando assim o controle da cobertura. 

Crato 
A coordenadora especial de Vigilância em Saúde do município do Crato, Arlene Sampaio, informa que os postos de saúde da cidade já estão abastecidos à espera do público. No próximo sábado, dia 15, o Dia D, contará com 11 postos de vacinação com atendimentos das 7h30 às 13h. Os locais de vacinação do Dia D são: 

– UBS Fábio Pinheiro Esmeraldo (Seminário) – UBS José Ribeiro da Cruz (Recreio) – UBS Joaquim Ferreira Leite (Ponta da Serra – Sede) – UBS José Welligton Luís de Sousa (Dom Quintino) – UBS de Santa Fé (Santa Fé) – UBS Raimunda Bezerra Teles (Romualdo) – Posto de Assistência Médica (PAM) – Posto Teodorico Teles – UBS Nossa Senhora de Fátima – Chapada do Calanje ( MCMV I e MCMV II) – Centro de Artes e Esportes Unificados (Praça do CEU – Mirandão) – Praça Siqueira Campos.

(Fonte: Site Badalo)

Post a Comment