Integrando a programação de carnaval, a Unidade Sesc Crato recebe, na próxima quarta-feira, 19, a Escola de Samba Rural Unidos do Roçado de Dentro (ESURD), de Várzea Alegre. A apresentação ocorre às 19h, sendo parte do Baile do Sesc Crato, que também conta com a Orquestra Sonata. 

A Escola de Samba Rural Unidos do Roçado de Dentro tem 57 anos de história e é considerada a única Escola de Samba de origem rural do Brasil, sendo composta por 36 integrantes, todos trabalhadores rurais.

O grupo nasceu da diversão de brincantes do Roçado de Dentro, comunidade rural localizada a 3km da sede município. No carnaval de 1963, esses brincantes saíram pelas estradas carroçáveis da comunidade. Depois, perdendo a timidez, entram nas ruas da cidade, agradando a população. 

O Roçado de Dentro é celeiro cultural, abrigando manifestações da cultura popular como maneiro pau, penitentes, banda Cabaçal, reisado de caretas, grupos de forró e frevo, festejos juninos, entre outros. 

Com toda essa diversidade cultural, o Roçado de Dentro, no ano de 2012, venceu edital do Governo do Estado, conquistando grau de Ponto de Cultura Viva. A comunidade de Roçado de Dentro e a ESURD são fontes de pesquisas acadêmicas e de livros lançados. Nara Célia Costa, então estudante da Unifor, no ano de 2009, escreveu trabalho acadêmico sobre as fantasias de carnaval da ESURD; e a jornalista Beatriz Jucá, escreveu o Livro ”Unidos no Roçado”, narrando a história da ESURD. 

Carnaval do Sesc 
As unidades Sesc do Crato e Juazeiro do Norte estão com uma programação especial de carnaval entre os dias 17 e 20 de fevereiro. O maior destaque é para a programação cratense, que traz no dia 18, às 18h, a Terreirada de Carnaval na Sociedade Cratense de Auxílio aos Necessitados (SCAN) com os grupos Coco da SCAN – Mestra Naninha, Maracatu do PROCEN e Tambores do Axé. 

No dia 19 de fevereiro, a partir das 16h, tem carnaval de rua com cortejo com Maracatu Uinu-Êre, Maracatu Cabaçal Nação Tupinambá, Junú e Bloco da Terreirada Cearense. A concentração acontece na Praça São Vicente. As apresentações musicais acontecem na Praça Siqueira Campos com Junú e Bloco da Terreirada Cearense e Tambores do Axé.

(Fonte: Site Badalo)

Post a Comment