Após um caso suspeito novo coronavírus no Ceará ser descartada pelo Ministério da Saúde, a Secretaria da Saúde estadual disponibilizou um plano de contingência para enfrentamento da doença. O documento, disponível no site do órgão, busca preparar a rede pública para atender eventuais casos e é voltado para profissionais da saúde, gestores municipais e a população em geral.

O Brasil investiga oito casos suspeitos da doença: três em São Paulo, dois no Rio de Janeiro, um no Paraná, um em Minas Gerais e outro no Rio Grande do Sul. O Ceará registrou um caso suspeito no município de Sobral, que foi descartado pelo Ministério da Saúde no início deste mês. Na China, onde a epidemia teve início, 1.114 pessoas já morreram em decorrência do vírus. 

O plano divulgado no Ceará prevê, entre outras medidas, atualizações periódicas do cenário da doença com base em dados nacionais e internacionais; prover análises epidemiológicas identificando grupos de risco; a companhar a tendência da morbimortalidade associadas à doença; e identificar outros vírus respiratórios circulantes. 

O documento segue as recomendações do Ministério da Saúde, com diretrizes que contemplam logística de diagnóstico, infraestrutura de unidades e a proteção dos trabalhadores. As ações devem ser adotadas pelos setores da vigilância epidemiológica, imunização, vigilância sanitária, vigilância laboratorial, atenção primária à saúde e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Nesta quarta-feira (12), a Sesa realiza a 1ª Capacitação sobre Coronavírus para profissionais da saúde e gestores dos hospitais da Rede de Saúde Estadual, Rede Terciária, Secundária e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). O evento irá ocorrer na Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues. 

De acordo com o secretário da Saúde do Ceará, Carlos Roberto Martins, o Dr. Cabeto, “é necessária a investigação imediata de todos os casos suspeitos para que as medidas de prevenção e controle possam ser desencadeadas oportunamente”.

Além das ações, medidas para informar e acalmar a população acerca do novo coronavírus serão divulgadas pelos canais de comunicação do Governo. 

O plano também pretende evitar ou reduzir ao máximo a transmissão de microrganismos durante qualquer assistência à saúde realizada. “As orientações podem ser refinadas e atualizadas à medida que mais informações estiverem disponíveis, já que se trata de um microrganismo novo no mundo e, portanto, com poucas evidências”, diz o documento da Sesa. 

Objetivos do plano de contingência do coronavírus no Ceará: 
Atualizar periodicamente o cenário epidemiológico com base nas evidências técnicas e científicas nacionais e/ou internacionais; Descrever o acometimento da doença segundo variáveis de tempo, pessoa e lugar; Prover análises epidemiológicas identificando grupos de risco; Subsidiar a gestão local na tomada de decisões baseadas em evidências; Evitar transmissão do vírus para profissionais de saúde e contatos próximos; Orientar sobre a conduta frente aos contatos próximos; Acompanhar a tendência da morbimortalidade associadas à doença; Identificar outros vírus respiratórios circulantes; Produzir e disseminar informações epidemiológicas.                         (G1 CE)

Post a Comment