Açude localizado no Sítio Correntinho, distrito de Santa Fé, em Crato, rompeu a barragem na madrugada desta terça-feira, 24. FOTO: Redes Sociais
Um açude localizado no Sítio Correntinho, distrito de Santa Fé, em Crato, rompeu a barragem na madrugada desta terça-feira, 24. O reservatório não suportou o grande volume de água. De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos, choveu 95.0 milímetros em Crato. 

O açude pertencia ao agropecuarista Joaquim Gonçalves Sobrinho. Ele diz que o prejuízo é imenso, e que já estava fazendo a pesca de peixes para comercializar durante a Semana Santa. 

Açudes 
A Cogerh (Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos) acompanha 15 reservatórios no Cariri, eles fazem parte da bacia do Salgado. Segundo o monitoramento, apenas um deles encontra-se com 100% do volume. Trata-se do açude Gomes, em Mauriti. O Manoel Balbino, em Juazeiro do Norte, tem 7%. 

Outro açude importante para a região é o Junco, em Granjeiro (29,10%) e o Rosário, em Lavras da Mangabeira (87%). Em Crato, o açude Thomás Osterne tem 33%. O reservatório Olho D’água, em Várzea Alegre, encontra-se com 40% de volume. Em Orós, o açude de mesmo nome está com 12,39%. 


(Fonte: Site Miséria)

Post a Comment