Hospital Leonardo da Vinci, em Fortaleza, recebe exclusivamente pacientes com a Covid-19. FOTO: Fátima Holanda
Com 185 casos de coronavírus, de acordo com o boletim divulgado nesta terça-feira (24) pela Secretaria de Estadual da Saúde (Sesa), o Ceará tem 40 pessoas internadas por conta da doença, 10 delas estão em Unidades de Terapia Intensiva em estado grave e duas tiveram melhora e receberam alta. As informações são do titular da pasta estadual, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho. 

O secretário ressalta que os dois pacientes que obtiveram resposta positiva ao tratamento são idosos, com mais de 80 anos e apresentaram boa evolução. 

(Correção: ocorreu um erro ao afirmar que dois pacientes foram curados da Covid-19 no Ceará. A informação correta é que eles tiveram melhora e receberam alta, mas continuam sob observação em casa. O erro foi corrigido às 19h58) 

"Cerca de 8 [dos 10] estão em ventilação assistida e com quadros mais complexos, alguns deles já melhorando. A gente tem monitorado diariamente todos eles. Estamos identificando o perfil dessas pessoas, de onde eles vieram, que contato eles tiveram, que comorbidade eles tiveram", afirmou.

"A maioria é do sexo masculino, com mais de 60 anos e, geralmente, tem doença associada, uma prevalência de diabetes. Além disso, cerca de 80% dos casos são moradores dos bairros Meireles, Papicu, Aldeota e Varjota". 

Os pacientes que estão em estado de saúde moderado a grave estão sendo tratados com a hidroxicloriquina e a cloriquina, substâncias usadas para o tratamento de doenças como a malária e o lúpus, conforme divulgado no domingo (22) sobre o início dos testes com as medicações em hospitais do Ceará. A azitromicina também está sendo usada no tratamento, assim como outras substâncias que estão sendo estudadas pelos profissionais da saúde.               (Fonte: G1 CE)

Post a Comment