Por Redação Gazeta do Cariri

Empatia é um sentimento caracterizado pela capacidade de se colocar no lugar do outro. E tem ficado cada vez mais em evidência, nos últimos meses, com a proliferação da pandemia provocada pela Covid-19. Nessa perspectiva, numa ação voluntária, alunas e uma instrutora do curso de Moda do Senac no Cariri produzem máscaras artesanais que serão doadas para pessoas vulneráveis, alojadas no Vapt Vupt da Prefeitura de Juazeiro do Norte e para idosos do Abrigo dos Idosos do Crato. Ao todo, 130 máscaras serão doadas para as entidades caririenses. 

A ideia partiu de uma conversa virtual, entre a professora Anabete Amorim e alunas, que se uniram para colaborar, enquanto a falta de máscaras cirúrgicas, em estabelecimentos comerciais, foi o mote para decidirem a ação. As máscaras são produzidas pelo grupo, com cada uma costurando de casa, utilizando material fornecido pelo Senac: sobras de insumos como tecidos, linhas e elásticos utilizados em aulas práticas do curso de Moda (costureira, modelista e figurinista) da instituição. 

Para o gerente do Senac no Cariri, Cristiano Saraiva, a ideia foi muito bem vinda. “Recebemos a sugestão com muito orgulho, uma vez que o Sistema Fecomércio também levanta a bandeira da solidariedade, principalmente nesta fase que estamos atravessando. A Fecomércio ressalta sobre a importância da utilização de EPIs e dos cuidados com a educação com a segurança da higiene, como lavar bem as mãos, usar álcool 70%, higienizar os ambientes, dentre outras medidas”, declarou o gestor.

“Estamos realizando esse ato com muito carinho, para tentar colaborar de alguma forma, mesmo sabendo que o ideal é utilizar a máscara cirúrgica que, infelizmente tem faltado no mercado”, afirmou Anabete. Para a aluna Maria Renata, aluna egressa do Senac Crato, a ação é uma experiência válida no sentido de prestar ajuda ao próximo. “Podemos contribuir com pessoas que não têm condições de comprar uma máscara e ajudar a se protegerem”, disse. 

As alunas envolvidas na ação solidária participam da campanha Fica em Casa. 

EPIs 
A escassez de material básico nos hospitais e estabelecimentos comerciais é uma preocupação que atinge autoridades e voluntários. O Ministério da Saúde se programa, nesta semana, distribuir 40 milhões de itens, dentre eles aventais, toucas hospitalares e luvas, para reforçar estoques de estados e municípios. 

É importante ressaltar que os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) são considerados fundamentais para que as atividades aconteçam de modo adequado, nas unidades que acolhem os pacientes contaminados pela Covid-19. Fazem parte da lista de EPIs obrigatórios determinados por autoridades sanitárias, como o Ministério da Saúde e a Organização Mundial da Saúde (OMS), para o enfrentamento do coronavírus: máscaras e luvas (de diferentes tipos), avental, gorro, óculos e protetor facial, conforme). Outros insumos essenciais nessas situações, pois permitam a higienização e desinfecção adequadas, são sabão e sabonete líquidos, álcool em gel à 70%, papel toalha, lenços descartáveis, entre outros.

Post a Comment