O secretário da Saúde do Ceará, Dr. Cabeto, esteve no Aeroporto de Fortaleza para acompanhar a chegada dos insumos
A carga de 90 toneladas de insumos hospitalares, que chegou ao Ceará vinda da China neste domingo (26) possui uma quantidade de Equipamentos de Proteção Individual (EPIS) suficiente para suprir a demanda para profissionais da Saúde pelos próximos três meses no estado, segundo o secretário da Saúde Carlos Roberto Rodrigues Martins Sobrinho, o Dr. Cabeto. O gestor da pasta estadual afirmou ainda que 40% desse material vai para municípios do interior e 60% fica na capital cearense. 

"Essas 90 toneladas estão dentro do planejamento do estado, inclusive de auxílio aos municípios, para que a gente possa ampliar e garantir segurança a todos os profissionais de saúde. Essa carga foi planejada para os próximos três meses. Nós temos uma carga de EPIs que se planeja para três meses", garantiu. 

O material, que inclui testes rápidos para detectar Covid-19, começa a ser distribuído nesta segunda-feira (27), levando-se em conta as cidade com maior número de casos e a densidade populacional. 


O material chegou a Fortaleza por volta das 12h30 deste domingo. FOTO: Camila Lima
"Esses testes nós vamos mandar para os municípios que estão começando a ter um maior número de casos e vamos centralizar primeiro nos hospitais, testar os profissionais da segurança e os casos suspeitos. Vamos disponibilizar nas Upas para aqueles que tenham mais de cinco dias de sintomas. Agora, vale ressaltar que esses testes vão se juntar a outros 120 mil que serão feitos inclusive com drive thru”.concluiu. 

Respiradores 
Dr. Cabeto informou ainda que aguarda confirmação da China para a entrega de 200 respiradores até o próximo dia 4 de maio em Fortaleza. "O estado do Ceará se antecipou comprando respiradores a um custo bem menor do que a maioria dos outros estados", disse. 

"O custo médio de um respirador é em torno de US$ 43 mil e compramos por US$ 23 mil. Há previsão da entrega de 200 respiradores dia 30 de abril no aeroporto de Pequim e, se tudo der certo, dia 4 ou 5 de maio chegam ao estado", explicou. 

Testes chegam da China
O avião com o carregamento de 90 toneladas de insumos hospitalares pousou em Fortaleza por volta de 12h30 deste domingo (26). Os itens, que contam com testes de identificação do coronavírus e equipamentos de proteção individual, fazem parte da iniciativa do Governo do Ceará para suprir a demanda do sistema público de saúde estadual. 

O Governador Camilo Santana afirmou durante transmissão em redes sociais que o Estado já criou 398 leitos de unidades de terapia intensiva (UTI) para atendimento exclusivo de casos graves de Covid-19, além 600 leitos de enfermaria.

Camilo ainda destacou que o Ceará apresentou uma redução no índice de distanciamento social e ressaltou que a população precisa respeitar o decreto estadual. Segundo o governador, a queda na taxa de isolamento pode provocar um colapso na rede pública de saúde do Estado. 

O Ceará contabilizou 376 mortes por Covid-19 e 6.260 casos confirmados, de acordo com dados atualizados às 18h30 deste domingo na plataforma IntegraSUS, da Secretaria da Saúde do Ceará. 134 cidades do Estado já registraram casos confirmados da doença.                (G1 CE)

Post a Comment