Por Redação Gazeta do Cariri

Na manhã desta sexta-feira (3), durante coletiva de imprensa no Paço Municipal, o vice-prefeito do Crato, André Barreto, anunciou a sua saída como gestor da Secretaria de Saúde. 

Barreto será responsável, a partir de agora, pelos projetos estratégicos da saúde municipal, incluindo as ações de enfrentamento ao coronavírus. 

De acordo com o vice-prefeito, a decisão planejada e acordada com a equipe municipal, cumpre apenas o que rege a legislação eleitoral quanto à desincompatibilização. 

“Nós decidimos em conjunto. Todos nós, que compúnhamos a gestão, ainda em fevereiro, durante reunião com o prefeito Zé Ailton, achamos conveniente que, para àqueles que disputarão cargos nas eleições deste ano, houvesse a desincompatibilização dentro do prazo estabelecido pelo calendário eleitoral. No meu caso, especificamente, a saída do cargo aconteceu um pouco depois dos demais colegas porque eu dependia da resposta da pessoa que convidamos para assumir a Secretaria de Saúde. Nada mais que isso. Continuamos alinhados e trabalhando firmemente pela população do nosso Crato”, afirmou André.

No caso de André Barreto, a desincompatibilização deve ser até quatro meses antes das eleições municipais, por ser concorrente ao cargo de vice-prefeito.

Com a saída de André, assume a Secretaria da Saúde a enfermeira Marina Solano Feitosa Silva Rodrigues da Matta. A nova gestora é formada no curso de Enfermagem pela Universidade Regional do Cariri - URCA (2011) com Especialização em Assistência e Gestão em Saúde da Família, Especializanda em Políticas Públicas em Saúde Coletiva e aperfeiçoamento em Sistemas de Informação à Saúde em base Nacional pela Escola de Saúde Pública do Estado do Ceará. 

A cratense também é apoiadora do Projeto de Apoio ao SUS, do Hospital Sírio Libanês e Sistema Único de Saúde (SUS), sendo co-facilitadora do Curso de Especialização Preceptores do SUS.

Ingressou no serviço público em 2012 como assessora técnica da 20ª Coordenadoria Regional de Saúde do Estado do Ceará, autarquia da Secretaria Estadual de Saúde, em 2018 foi nomeada coordenadora Regional de Saúde, equipamento com área de abrangência em 13 municípios, foi presidente do Consórcio Público de Saúde de Crato, como representante legal do Governo do Estado do Ceará.

Atuou na implementação das Políticas Estaduais de Saúde (organização dos serviços na região), coordenou ações e serviços de saúde de forma a garantir o direito da população à saúde e a potencializar os processos de planejamento, negociação e pactuação entre os gestores, com base na Atenção à Saúde que incluem ações de atenção primária. A nova gestora da Pasta da Saúde também é especializada em urgências e assistência farmacêutica, tem atuação no GT de Vigilância em Saúde com ênfase  na Vigilância Epidemiológica, Sanitária, Ambiental e Saúde do Trabalhador, Endemias/Entomologia e Zoonoses, Mobilização Social e Educação em Saúde; Sistemas de Informação do SUS; e Gestão Estratégica e Participativa.

Post a Comment