O empresário João Claudino Fernandes morreu aos 89 anos de idade, nesta sexta-feira (24), em Teresina. 

O co-fundador do Grupo Claudino, conglomerado com 13 empresas que empregam mais de 15 mil funcionários, estava doente há algum tempo e faleceu em consequência de problemas cardíacos e outras comorbidades. As cerimônias de velório e enterro foram restritas à família por causa da pandemia de Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus.

João Claudino abriu o Armazém Paraíba em Teresina no ano de 1968. Ao longo de mais de 50 anos de trabalho no ramo empresarial, o empresário se tornou dono de uma das maiores redes varejistas do país, a maior do Norte-Nordeste, com lojas no Piauí, Maranhão, norte do Ceará, oeste da Bahia, Pernambuco e norte de Tocantins. 

Carro-chefe do Grupo Claudino, o Armazém Paraíba foi a quarta maior loja de departamentos do Brasil no ranking “300 Maiores Empresas do Varejo Brasileiro 2019”, organizado pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC). A empresa piauiense, com 350 lojas, ficou atrás das Lojas Americanas, B2W Digital e Havan. Pelo ranking, o grupo faturou mais de R$ 5 bilhões (R$5.460.000.000,00).

O empresário era pai do ex-senador João Vicente Claudino (PTB), no cargo de 2007 a 2015, e ainda de outros quatro filhos, Cláudia Maria, João Júnior, Alayde Christine e João Marcello.

Exemplo de trabalho 
João Claudino começou nos negócios junto com o irmão Valdecy, mas os irmãos decidiram separar as empresas em 2013. Valdecy ficou com a Socic (Sociedade Comercial Irmãs Claudino), que abriga os negócios de transportes, a administradora de cartões de crédito e um shopping. João ficou com o Grupo Claudino, que controla o Teresina Shopping, a Houston e o Armazém Paraíba.

João Claudino, Seu João, chegou a Teresina em 1968, dez anos após a inauguração da primeira loja de tecido da família instalada em Bacabal, no Maranhão. Ao lado do irmão Valdecy Claudino, ele abriu uma filial no Centro de Teresina.

“As pessoas compravam roupas? Confeccionamos roupas para agradá-las. Faltavam móveis para vender nas lojas? Abrimos uma fábrica de móveis. Os clientes queriam comprar colchões? Montamos uma fábrica de colchão. As mercadorias adquiridas para suprir o Armazém vinham da região do Sudeste para o Nordeste, logo, abrimos uma transportadora. Era preciso divulgar o nosso trabalho e a ideia foi criar uma agência de publicidade. Este é o segredo. Saber usar as necessidades para expandir os negócios”, explicou João Claudino, em entrevista em 2013. 

Na década de 80, a marca Armazém Paraíba foi expandida pelo país, ganhando destaque nos estados do Piauí, Maranhão, Pernambuco, Ceará, Bahia, Amazonas, Pará e Tocantins.

Dono de um dos maiores shoppings do Norte-Nordeste 
Em 2013, o empresário confidenciou ao G1 que a construção do Teresina Shopping foi um dos seus maiores sonhos realizados. Inaugurado no dia 27 de abril de 1997, o shopping transformou cenário socioeconômico e cultural de toda uma região. É um dos maiores da região Norte e Nordeste. 

"É algo que nos enche de orgulho. Sonhei que Teresina cresceria, que iria se desenvolver e foi pensando nisso que começamos a construir com esse empreendimento, visando este crescimento. Ele é prova de que nosso povo evoluiu e também pode usufrui o que é bom. O Teresina Shopping é espaço do povo", contou o empresário em 2013. 

Em vídeo, o Grupo Claudino lamentou o falecimento do empresário, “um homem notável que nos deixa uma grande história e exemplo de vida”.

Empresário fugiu da seca para montar império 
João Claudino Fernandes nasceu na cidade de Luís Gomes, Rio Grande do Norte no dia 21 de junho de 1930, filho de João Claudino Sobrinho, Seu Joca, e Francisca Fernandes Galiza, Dona Francisquinha. Casado com Maria Socorro de Macêdo Claudino, in memoriam. O casal teve cinco filhos João Vicente, Cláudia Maria, João Júnior, Alayde Christine e João Marcello. 

Na capital piauiense, ele chegou em 1968, dez anos após a inauguração do primeiro Armazém Paraíba ser instalada em Bacabal, no Maranhão. Com uma visão inovadora e a vocação para os negócios, João Claudino, ao lado do irmão Valdecy Claudino, transformou as suas lojas em uma das maiores redes varejistas do Brasil e a maior do Norte-Nordeste. 

Seu João, como sempre foi conhecido carinhosamente pelos piauienses, foi também incentivador da cultura local e criatividade nordestina por meio de uma sensibilidade única.

Empreendedor nato, João Claudino mudou a forma de fazer comércio no Piauí. Com perfil arrojado, Seu João diversificou suas atividades empresariais, de acordo com as necessidades do mercado, construindo um dos grupos empresariais mais importantes do país, atuando além do comércio, com indústrias e serviços. 

O Grupo Claudino se tornou um conglomerado empresarial com indústrias, agência de publicidade, construtora, gráfica, frigorífico e shopping centers, entre outros negócios e envolve as empresas Armazém Paraíba, Socimol, Guadalajara, Gráfica e Editora Halley, Construtora Sucesso, Frigotil, Colon, Teresina Shopping, Gestão Peles e Couros, Sucesso Publicidade, Houston e Audax.             (G1 PI)

1 Comentários

Postar um comentário