Conheça a biografia do professor Eli Meneses, falecido na noite desta segunda-feira (27) - Por Jonas Feitosa

Francisco Eli de Meneses nasceu em 20 de setembro de 1937 na cidade de Cajazeiras–PB. Filho de José Lira de Meneses e Silvana Maria de Lira, sendo casado com Maria Magdala Linhares Meneses, tendo as filhas: Silvana Linhares de Meneses Braga e Ana Elisa Linhares de Meneses Braga. 

Radicou-se em Crato, aqui constituindo família e concluiu seus estudos acadêmicos, formou-se em Ciências Econômicas e Ciências Biológicas. Especialista em Economia pela Universidade Federal do Ceará – UFC e Especialista em Biologia pelo Ministério da Educação. 

Estudou os primeiros anos de sua vida na Paraíba e o segundo grau em Recife-PE. 

Foi professor fundador do Colégio Municipal de Ponta da Serra, no município de Crato, professor fundador da Universidade Regional do Cariri, sendo também diretor do curso de Ciências Econômicas da referida instituição de ensino, professor da Escola Agrotécnica Federal do Crato onde também exerceu o cargo de Diretor. 

Ainda no município do Crato; prestou sua contribuição na Casa Legislativa como vereador no período de 1977 a 1982 e também como sócio benemérito do Instituto Cultural do Cariri. 

Na Maçonaria, uma das suas grandes paixões, iniciou em 13 de março de 1989, chegando a Venerável Mestre da Loja Maçônica Renascença do Cariri, no período administrativo de 2014 a 2016 e atualmente; Inspetor Geral da Ordem, grau 33 do Rito Escocês Antigo e Aceito, sendo este o mais alto grau do rito na fraternidade. 

Portador de várias comendas e homenagens recebidas ao longo de sua vida, entre eles o Título de Cidadão Cratense, o mesmo sempre agiu de forma humilde e pacífica na comunidade, nunca ostentou títulos e honrarias ao qual justamente em alto número lhes foram outorgadas. 

Este grande cidadão, foi um incansável articulador e defensor do desenvolvimento educacional e cultural no município do Crato, detentor de uma vasta folha de serviços prestados. 

Post a Comment