Região afetada por tremores de terra. Imagem: Labsis/UFRN
O Laboratório de Sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis/UFRN) registrou, nas últimas 48 horas, mais de 60 tremores de terra nos municípios de Palhano e Russas, na região do Baixo Vale do Jaguaribe, no interior do Ceará. 

A maioria dos abalamos é de magnitude reduzida – em torno de 1.6 graus na Escala Richeter. Somente na madrugada desta segunda-feira (27), às 3h23, foram registrados 34 eventos. 

No período de 3 de novembro de 2019 até hoje (27 de março) já foram registrados 395 tremores de terra região. O epicentro dos abalos ocorre em região limítrofe entre os municípios de Russas e Palhano, de acordo com o Labsis da UFRN. 

O coordenador do Labsis da UFRN, Eduardo Menezes, frisou que normalmente, no Nordeste brasileiro, se tem uma atividade sísmica difusa, às vezes com a ocorrência de muitos eventos, e com um ou outro tremor de maior magnitude. “Não sabemos como essa atividade vai evoluir podendo, inclusive, virem a ocorrer tremores de maior magnitude”, pontuou. 

Na madrugada deste domingo (26), entre as 1h45 e 5h45, os tremores tiveram magnitude entre 1.6 graus na Escala Richter e 2.0. Houve também registro de um tremor de terra na região de Beberibe de magnitude de 1.7 graus. 

“O que nos desperta a atenção é a quantidade de tremores, embora de magnitude reduzida”, pontuou o geofísico Eduardo Menezes, coordenador do Labsis/UFRN. “Vamos continuar monitorando e acompanhando esses eventos”, ressaltou. 

Segundo o chefe do laboratório de sismologia da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), Francisco das Chagas Brandão Melo, destacou que a Cedec acompanha o caso em parceria com o LabSis. “Não houve aumento de intensidade, só de quantidade, sem problema de afetar estruturas de residências”, pontuou. “Estamos atentos ao que está ocorrendo por lá”, garantiu.      (Diário do Nordeste)

Post a Comment