Uma comunidade de agricultores familiares do Sítio Novilho, em Juazeiro do Norte, deu início a colheita de arroz. Os agricultores plantaram uma variedade conhecida como arroz de sequeiro, também conhecido pelo nome de arroz de terras altas. 

A comunidade recebe o apoio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Seagri) de Juazeiro do Norte, no que se refere às orientações técnicas desde o manejo do solo, o plantio, a manutenção da plantação e a colheita. O produto além de contemplar a alimentação das famílias e membros da comunidade produtora, buscará uma destinação comercial que também recebe o apoio da Seagri para este fim. 


FOTOS: Lino Fly
O plantio do arroz sequeiro é bem difundido nas regiões Norte e Nordeste do país e se caracteriza por ser plantado em terras altas ou não alagadiças. Por ser mais resistente às intempéries e suportar solos com ph mais elevado, o seu custo de produção se torna atrativo pelo baixo investimento empregado. O arroz de sequeiro também pode ser utilizado para a recuperação de pastagens degradadas. 

Post a Comment