Em vinte e um anos de promessa, esta é a primeira vez que Sandra Sobral não vai ver a bandeira de Santo Antônio, pintada por ela, erguida no mastro no dia do Pau da Bandeira de Barbalha. Por conta do novo Coronavírus, a tradicional festa não ocorre na data de costume em 2020, que seria neste domingo (31). 

A restauradora de imagens sacras, artista plástica e professora aposentada, Sandra Sobral, fez, há 21 anos, uma promessa ao Santo. Ela prometeu, enquanto vida tivesse, pintar a bandeira, caso o Santo recuperasse a saúde de um filho que passou quatro meses internado após acidente. “Prometi que os anos de vida que Santo Antônio me der eu vou pintar a bandeira dele”, diz Sandra.



Mesmo sabendo que não aconteceria a festa de Santo Antônio ela resolveu manter a promessa, e pintou a bandeira de 2020. Ela diz que, como todo barbalhense, se sente triste pela festa não ocorrer, porque “é um acontecimento esperado por toda cidade”. Apesar disso, sua fé não foi abalada. “O que me abalou foi essa pandemia desse vírus que se espalhou pelo mundo fazendo tantas vítimas. Quanto a minha fé em Santo Antônio, ela se fortaleceu ainda mais através das minhas orações nesses momentos tão difíceis e conflitantes que estamos passando”. 

A bandeira pintada esse ano tem a mesma imagem de 2016. Sandra conta que, por causa de fortes ventos e chuvas, a bandeira daquele ano caiu do mastro e ficou desaparecida por vários meses. Quando foi encontrada, ela estava bastante estragada, mofada e rasgada. “Essa foi minha fonte de inspiração para pintar a mesma bandeira esse ano”, afirma Sandra. 



Não haverá o tradicional hasteamento, mas a bandeira será benta pelo pároco de Barbalha e ficará na igreja da matriz de Santo Antônio.

(Fonte: Site Badalo)

Post a Comment