O governador Camilo Santana explicou, na noite deste sábado (23), os critérios para a distribuição dos 200 novos respiradores adquiridos pelo Governo do Estado do Ceará para o enfrentamento ao novo coronavírus. Por meio de uma transmissão nas redes sociais, ele listou os municípios e instituições contemplados e fez um apelo para que a população cumpra o decreto estadual de isolamento social rígido. 

Dos respiradores comprados da China, modelo VG70, um dos mais modernos e robustos do mundo, o Ceará ainda aguarda a chegada de mais 300 até o início de junho. "Os respiradores são para garantir a ventilação mecânica nos casos mais graves da doença, e antes do envio foi avaliado a necessidade do equipamento a partir da situação epidemiológica de cada município cearense", disse o governador. 

Segundo Camilo, a distribuição dos respiradores para cada município foi feita de acordo com o planejamento da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), que avalia diariamente a situação da pandemia no Estado. 

Serão contemplados os seguintes municípios e unidades de saúde: Maranguape (7); Itapipoca (8); Maracanaú (7); São Gonçalo (5); Horizonte (7); Pentecoste (1); Caucaia (4); Tianguá (7); Itarema (2); Acaraú (5); Canindé (3); Quixadá (5); Iguatu (10); Aracati (2); Limoeiro do Norte (10); Quixeramobim (5); Hospital Regional do Sertão Central (15); Hospital de Campanha de Sobral (10); Hospital Regional Norte (20); Hospital de Messejana (12); IJF Fortaleza (20); HGF Fortaleza (12); Hospital Waldemar de Alcântara (4); Santa Casa de Fortaleza (4); Hospital São José (5); Hospital Leonardo DaVinci (10). 

Em procedimento padrão da Secretaria de Saúde do Ceará, os equipamentos são montados e testados no Hospital Leonardo DaVinci. Em seguida, são liberados e encaminhados para seu destino final. 

Nesta quarta-feira (20), a Central de Ventiladores Mecânicos e Equipamentos Respiratórios (CVMER) validou os 200 respiradores recebidos e recebeu profissionais para testes e treinamentos de uso. A CVMER é responsável por amparar e dar suporte de utilização dos equipamentos a todos os hospitais que forem destinados. 

O Ceará registra 35.287 casos confirmados da Covid-19 e 2.313 óbitos em decorrência da doença, de acordo com os dados da plataforma IntegraSUS, atualizada às 9h21 deste domingo (24) pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesa). 

AÇÕES COM PREFEITOS 
O governador informou também que, nesta semana, teve uma reunião com 117 prefeitos do Ceará e que deverá programar reuniões regionalizadas, de forma a estabelecer protocolos e ações específicas para cada município. 

RETOMADA 
Em Fortaleza, os feriados de Corpus Christi (11 de junho), e Nossa Senhora da Assunção (15 de agosto) serão antecipados para a quarta (27) e quinta-feira (28) da próxima semana. A decisão ocorreu através de uma Lei Municipal e de dois decretos. De acordo com Camilo, a antecipação ajudará na retomada das atividades econômicas, para que não haja necessidade de novo fechamento.                        (Diário do Nordeste)

Post a Comment