FOTO: André Costa
Nesta sexta-feira (15), estava marcado para ser o dia do corte do Pau da Bandeira de Santo Antônio de Barbalha, ritual que dá início aos festejos ao Santo Casamenteiro na Terra dos Verdes Canaviais. Porém, o que era pra ser dia de festa, pela primeira vez, foi dia de homenagem. O tradicional carro que é símbolo da festa desfilou sozinho pelas ruas da cidade, tocando a música “Festa de Santo Antônio”, além da queima de fogos que anuncia a festa. 

A festa foi adiada para outubro, após a pandemia do novo coronavírus. O capitão do Pau da Bandeira, Rildo Teles, afirmou que apesar de ser em outra data, seguirão toda a tradição. Esta é a primeira vez em cem anos que a festa em homenagem a Santo Antônio não acontece no município no período correto. 

Entenda 
O corte da árvore escolhida para ser o Pau da Bandeira, acontece 15 dias antes da celebração da festa. O hasteamento acontece sempre no último domingo de maio ou no primeiro domingo de junho. Este ano, estava marcado para o dia 31 de maio. 

No dia do corte, os carregadores se destinam ao sítio no qual será cortada a árvore, que servirá de mastro, chamando de “Pau da Bandeira”. Depois de irem a floresta e retirar o tronco da mata, os homens responsáveis pelo carregamento, levam de forma festiva até o local chamado de “cama do pau”. 

Lá, o Pau da Bandeira fica até o dia da culminância da festa, de onde os carregadores retiram e fazem o trajeto até a Igreja Matriz de Santo Antônio.

(Fonte: Site Badalo)

Post a Comment