O Hospital Regional do Cariri (HRC) é referência no atendimento a casos graves de Covid-19 para 45 municípios cearenses. Com o intuito de prestar um serviço cada vez melhor à população, a unidade da rede pública da Secretaria da Saúde do Ceará, do Governo do Estado, reforçou a equipe de fisioterapia para auxiliar pacientes com coronavírus. Ao todo, 18 novos profissionais foram contratados. 

Com o reforço, o HRC passa a contar com 80 fisioterapeutas. Desses, 27 atuam exclusivamente no tratamento de pessoas diagnosticadas com Covid-19. Outros “São eles que controlam os parâmetros do respirador, que calculam os índices de oxigenação e fazem a sua adequação, que aspiram as secreções responsáveis por sufocar o paciente grave, além de tantas outras funções”, afirma a coordenadora do departamento de Fisioterapia do HRC, Suianne Ferreira. 

Para atender à demanda de pacientes diagnosticados com coronavírus, o Hospital teve a estrutura reforçada, passando a contar com 35 leitos extras de Unidade de Terapia de Intensiva (UTI) exclusivos para o atendimento a casos de Covid-19. Entre as diversas complicações provocadas pelo coronavírus, está a Síndrome do Desconforto Respiratório Agudo (SDRA), que atinge grande parte dos pacientes graves.

Os fisioterapeutas da unidade têm trabalhado incansavelmente para amenizar o problema a partir da manobra conhecida como posição prona, técnica que consiste em posicionar o paciente de bruços, melhorando o desempenho da função pulmonar. Com a manobra, a secreção acumulada na base do pulmão tende a mudar de lugar. 

Dessa forma, é possível ativar as vias aéreas que estão comprometidas, melhorando a oxigenação e reduzindo a sobrecarga cardíaca. A evolução positiva do quadro contribui para que o ventilador seja retirado aos poucos até o paciente conseguir respirar de forma espontânea. 

Os pacientes submetidos ao procedimento são acompanhados por fisioterapeutas e também realizam sessões de fisioterapia respiratória após receberem alta da UTI. De acordo com os especialistas do HRC, pessoas que não foram infectadas pelo coronavírus podem, no dia a dia, fortalecer a musculatura respiratória e aumentar a capacidade pulmonar com alguns exercícios. Confira as dicas:


Post a Comment