FOTO: José Leomar
O primeiro drive-thru do Ceará para testagem massiva, uma das estratégias recomendadas para o combate à Covid-19, foi montado em frente ao Hospital Geral de Fortaleza (HGF). A previsão é de que os testes em massa para detecção do novo coronavírus sejam iniciados ainda nesta semana, informou o governador Camilo Santana, durante entrevista ao programa Bom Dia Ceará, na manhã desta quinta-feira (21). 

O chefe do executivo estadual, entretanto, não indicou o local onde deve ser instalado o segundo drive-thru, também previsto para a ampliação deste tipo de atendimento. Os detalhes sobre o funcionamento na nova estrutura, apontou ele, serão apresentados até amanhã pelo titular da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho, o Dr. Cabeto. 

Com a aplicação da testagem massiva, os mil testes diários devem ser triplicados para até três mil por dia, segundo já havia informado o secretário Dr. Cabeto, durante coletiva de imprensa virtual realizada na última sexta-feira (15). 

Além dos dois drive-thrus, os testes serão distribuídos em Unidades de Pronto Atendimentos (UPAs) e hospitais do Ceará. O objetivo do governo é que, com esses novos testes, o número de diagnósticos da Covid-19 cresça, permitindo um melhor mapeamento da doença. 

"Quando você testa, tem a realidade dos números, pode planejar melhor as ações de saúde e de enfrentamento dessa pandemia", afirmou Camilo Santana, endossando ainda que o Ceará "é o estado que mais testa no Brasil". 

De acordo com o governador, algumas das empresas que participaram do chamamento público já foram contratadas para fazerem os testes. "Então, a gente espera que nos proximos dias possamos ir aumentando [o total de testes] com essa contratação dessas empresas que vão fazer a testagem rápida e garantir que o Estado tenha resultados mais consistentes pra permitir, inclusive, tomadas de decisões importantes daqui para frente". 

Até às 17h38 desta quarta-feira (20), a Secretaria da Saúde já registrava a realização de 75.326 testes para detecção da Covid-19 no Estado. 

O teste massivo já era uma promessa local da Sesa. Na prática, porém, a prioridade local das testagem era para profissionais de saúde e pacientes com sintomas graves da doença. 

PÚBLICO 
Com a chegada dos novos exames, a oferta será ampliada para outros perfis de pacientes em Unidades de Pronto Atendimento (Upas), hospitais e dois drive-thrus, cuja localização ainda não foi definida. “Estamos falando de pessoas com sintomas mais leves ou mesmo de pessoas que tenham tido contato com pacientes comprovadamente diagnosticados com coronavírus”, cita.                 (Diário do Nordeste)

Post a Comment