Um homem de 68 anos foi preso na manhã deste domingo (17), acusado de contrabando de cigarros e criação ilegal de pássaros da fauna silvestre em Barbalha. A ação policial aconteceu por volta das 09h30min, após a Base da 2ª Cia/BPMA sediada em Juazeiro do Norte receber denúncia anônima informando a realização de rinha de canários-da-terra, numa chácara na Rua Brejo Santo, Sítio Mata, em Barbalha, próximo a IBK e antena da Oi. 

De posse da informação a patrulha do BPMA 15 se deslocou ao endereço citado, sendo possível ouvir da rua o canto dos pássaros. A guarnição policial foi recebida pelo proprietário do imóvel, Eraldo Luiz da Silva, vindo a avistar os pássaros nas gaiolas. Perguntado se possuía autorização para criação dos animais em cativeiro, o homem respondeu que não, mas que era o dono dos pássaros.

No interior do imóvel os PMs apreenderam 13 canários-da-terra, bem como, em um dos cômodos 13 caixas contendo cigarros importados, as quais não haviam notas fiscais. Diante dos fatos, Eraldo recebeu voz de prisão e junto com os itens apreendidos foram conduzidos a Delegacia de Polícia Federal em Juazeiro do Norte. 

O delegado plantonista, Dr. Marcio Fernando Borges dos Santos, determinou que fosse lavrado o procedimento policial por importar ou exportar mercadoria proibida (Cigarros importados), art. 334-A, do Código Penal c/c Criar ilegalmente pássaros da Fauna Silvestre, art. 29, § 1º, inciso III da Lei de Crimes Ambientais.

(Fonte: Caririceara.com)

Post a Comment