Centro de Fortaleza durante a quarentena. FOTO: Thiago Gadelha
O projeto de retomada da economia cearense deverá durar 56 dias após ser aplicado pelo Governo do Ceará. O detalhamento foi confirmado pelo chefe da Casa Civil do Estado, Élcio Batista, durante transmissão ao vivo promovida pelo grupo Líderes Empresariais do Ceará (Lide Ceará) nesta quinta-feira (14).

Élcio ainda confirmou aos empresários que a retomada deverá seguir os critérios dos especialistas da área da saúde, considerando os dados de contaminação, internações, leitos e óbitos causados pelo novo coronavírus.

Quando os índices apontaram quedas é que o projeto deverá entrar em vigor. Contudo, o projeto de retomada deverá ser validado pelo governador Camilo Santana até a próxima segunda-feira. 

Ainda segundo Élcio, a retomada no Ceará terá quatro etapas e seguirá critérios de "risco sanitário" e "aspectos econômicos e sociais" para a escolha das classes empresariais liberadas em cada fase. 

"Esse faseamento está todo estruturado em torno das cadeias produtivas aqui do nosso Estado, para que a gente consiga equilibrar a demanda e oferta", disse Élcio. 

Serão 14 dias em cada fase, com um processo de monitoramento pelo Estado para garantir a evolução positiva dos números relacionados ao sistema de saúde. 

"Quando a curva cair, será o momento de iniciar a primeira fase da retomada", disse Batista. 

COMO VAI FUNCIONAR A REABERTURA 
Fase 1 
1º grupo de atividades 
14 dias de monitoramento 
Fase 2 
2º grupo de atividades 
14 dias de monitoramento 
Fase 3 
3º grupo de atividades 
14 dias de monitoramento 
Fase 4 
4º grupo de atividades 
14 dias de monitoramento 

APLICAÇÃO DE CRITÉRIOS 
Riscos sanitários 
1ª fase: baixo risco 
2ª e 3ª fases: riscos intermediário 
4ª fase: alto risco 
Aspectos econômicos (impacto para a economia) 
1ª fase: alto impacto 
2ª e 3ª fases: impacto intermediário 
4ª fase: baixo impacto                             (Diário do Nordeste)

Post a Comment