Estátua de Luiz Gonzaga em Exu no Sertão de Pernambuco. FOTO: Erisvaldo Liborio da Silva
Dos 23 municípios do Sertão do Araripe e Vale do São Francisco, em Pernambuco, de acordo com os boletins divulgados até a manhã desta terça-feira (26), apenas dois não registraram casos do novo coronavírus. Enquanto as outras cidades, juntas, somam mais 450 casos, com 28 mortes, em Exu e Santa Filomena, os números seguem zerados desde o início da pandemia. 

A prevenção tem sido essencial em Santa Filomena. No município, que tem população estimada pelo IBGE de 14.477 habitantes, a prefeitura instalou desde o mês de março barreiras sanitárias para restringir a entrada de pessoas na cidade. 

De acordo com o prefeito Cleomatson Vasconcelos (PSB), o município publicou, ao menos, outros cinco decretos restritivos para tentar que a Covid-19 chegue em Santa Filomena. O decreto do dia 5 maio torna obrigatório o uso de máscara para toda a população. Máscaras foram doadas para quem comprovasse que não tinha condições de comprar.

Segundo o boletim divulgado na segunda-feira (25) pela Secretaria Municipal de Saúde, Santa Filomena tem dois casos em investigação, sendo que um já foi descartado. A Comissão de Enfrentamento a Covid-19 no município disponibilizou um número de telefone para a realização de denúncias anônimas contra estabelecimentos abertos, aglomerações, pessoas de outras cidades e etc. O número é (87) 98169-5756.

Em Exu, até a estátua de Luiz Gonzaga está usando máscara. No município, que segundo o IBGE tem 31.825 habitantes, o uso do equipamento de proteção contra o novo coronavírus é obrigatório.

Além do decreto que obriga o uso da máscara, publicado no dia 5 de maio, a prefeitura de Exu publicou outros oito decretos. Entre as medidas assinadas pelo prefeito Raimundo Saraiva (PSB), está a instalação de barreiras sanitárias no município. 

Pernambuco totaliza 28.854 casos já confirmados da Covid-19, sendo 12.839 graves e 16.015 leves. o Estado totaliza 2.328 mortes pelo novo coronavírus.

Para que as medidas de combate ao novo coronavírus sejam respeitadas, a prefeitura está pedindo para que os moradores denunciem casos de aglomerações e descumprimento dos decretos municipais e estaduais.                  (G1 Petrolina)

Post a Comment