Com investimento de aproximadamente R$ 40 milhões, a obra deve ser concluída ainda neste ano. FOTO: Antonio Rodrigues
As obras do novo trecho do Anel Viário do Cariri, que vai do entroncamento da CE-292, em Crato, ao da CE-060, em Barbalha, alcançaram 70% de avanço físico, conforme informou a Superintendência de Obras Públicas (SOP). A previsão é que os serviços sejam concluídos no segundo semestre de 2020. 

Considerada obra estruturante, os trabalhos continuam mesmo durante a pandemia, mediante o cumprimento das determinações de enfrentamento à Covid-19. Nesta etapa, são contemplados serviços de duplicação de 6,84 km de rodovia, além do viaduto, obras de drenagem e bueiros, sinalizações horizontal e vertical e proteção ambiental. 

O objetivo é que a nova estrada retire o tráfego de veículos de cargas pesadas do Centro da cidade de Juazeiro e também encurte distâncias para o acesso a universidades, hospitais, entre outras melhorias de fluxo.

O trecho integra a outras duas etapas já construídas do Anel Viário do Cariri, então sob responsabilidade da Secretaria das Cidades do Estado. Os serviços contemplaram a pavimentação de três trechos. Pelo trecho 1 foram entregues 3,4 km de malha viária em pista dupla, indo do município de Caririaçu até a ponte do Rio Salgadinho. 

Já o trecho 2, com 2,8 km de extensão, e o trecho 3, com 2,36 km, foram da ponte sobre o Rio Salgadinho até a interseção com a rua Beatriz Gondim Santana e seguindo até a Avenida Pe. Cícero (CE-292), no acesso ao Crato. No total, essas etapas totalizaram 8,56 km de via pavimentada, com dois viadutos, além de canteiro central com bueiros, ciclovias, passeios acessíveis, iluminação e sinalizações horizontal e vertical. 

O investimento é de aproximadamente R$ 40 milhões, com recursos do Governo do Ceará e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).               (Diário do Nordeste)

Post a Comment