BR-116 em Penaforte. FOTO: Marthins
O presidente da República, Jair Bolsonaro, sancionou na sexta-feira (12) a lei que dá o nome de Rodovia Padre Cícero Romão Batista ao trecho da BR-116 entre o município de Pacajus (CE) e a divisa do Ceará com Pernambuco (Lei 14.012, de 2020), no município caririense de Penaforte. 

A lei tem origem em um projeto (PLS 155/2011) aprovado no Senado no final de 2013. O texto foi logo enviado à Câmara dos Deputados, onde foi aprovado no mês passado. 

Autor da proposta, o ex-senador Eunício Oliveira justificou que homenagear um homem da estatura e da importância de Padre Cícero é uma obrigação de qualquer cearense. 

De origem humilde, o Padre Cícero Romão Batista nasceu no Crato, no dia 24 de março de 1844. Eunício aponta que o padre se tornou uma personalidade da mais alta relevância para a cultura e a religião do povo cearense. Segundo o autor, Padre Cícero ocupou cargos públicos e “é reverenciado e consagrado como santo pela população do Ceará, mesmo sem ter ainda sido canonizado pela Igreja Católica”. Ele morreu em Juazeiro do Norte, aos 90 anos.         (Agência Senado)

Post a Comment