Header Ads

Cagece implanta leitura virtual do consumo e passa a receber imagens feitas por clientes


A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) lançou um serviço de leitura virtual para medir o consumo de água de seus clientes. O sistema, chamado de “autoleitura”, consiste em que o usuário deve encaminhar uma imagem do hidrômetro através de seu aparelho celular para um aplicativo “Cagece App”, disponível em Android e iOS, e já pode ser utilizado para realização da leitura mensal sem a necessidade de que um profissional da empresa o faça de casa em casa. 

Para aderir à leitura remota, o cliente precisa realizar o cadastro no aplicativo, aceitar o termo de adesão e ficar atento aos avisos da Cagece sobre a data de envio da leitura e a foto da numeração do hidrômetro. Na data informada o cliente fará a foto pelo aplicativo e preencherá os campos solicitados. Caso a leitura não seja informada até a data programada, a conta da água será faturada com base na média de consumo do imóvel, conforme critérios de faturamento estabelecidos pela Cagece. Ou se a leitura registrada no hidrômetro estiver fora da faixa de consumo esperada, a conta de água ficará em estado de revisão para análise e verificação de consumo até que haja a validação do consumo a ser faturado. 

A implantação do novo serviço surgiu da necessidade de manter o distanciamento dos agentes comerciais que precisavam ir ao imóvel para realizar a leitura, resguardando a saúde do profissional e dos clientes, em função da pandemia do coronavírus.  A nova funcionalidade vale para os municípios em que o faturamento acontece de forma imediata, ou seja, com emissão e entrega instantânea da fatura após visita do leiturista. As cidades onde o faturamento é convencional, em que a leitura não é instantânea, permanece da mesma forma. 

Conforme Maurício Braga, gerente de Faturamento da companhia, a expectativa em relação projeto de autoleitura, é bastante positiva, “principalmente no momento atual que estamos passando, por conta da pandemia, acredito que essa nova ferramenta disponibilizada vai ser de fundamental importância para a própria empresa e os para prestadores de serviços, além de facilitar a vida do cliente. Em algumas situações, os agentes comerciais têm dificuldade em acessar os imóveis, assim, a leitura remota foi a solução encontrada pela Cagece. A expectativa é bem positiva acreditando que esse projeto será um sucesso e será muito bem-aceito pelos clientes da companhia”. 

Maurício acrescentou que o cronograma de faturamento da companhia será o mesmo. O cliente vai fazer o cadastro no aplicativo e no ciclo seguinte, seguindo o mesmo cronograma normal, na data em que o cliente costuma receber a visita do agente da Cagece, ele será avisado pelo Cagece App sobre o período da leitura. Ele receberá um alerta um dia antes e um lembrete no dia da leitura. O monitoramento vai ser bem eficiente e após o fechamento do grupo de faturamento, ele receberá a conta no mesmo e-mail cadastrado.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.