O governador do Ceará, Camilo Santana, anunciou nesta terça-feira (30) que 34 municípios cearenses terão os leitos para o tratamento exclusivo dos casos de Covid-19. A informação foi confirmada durante transmissão ao vivo pelas redes sociais. Não há, no entanto, confirmação de quantos leitos de enfermaria e UTI serão criados em cada cidade. 

Entre os municípios escolhidos pelo Governo estão Canindé, Crateús, Mombaça, Campo Sales, Santa Quitéria, Aracati e outros. Mas Camilo destacou também a ampliação de leitos de enfermaria e UTI na região do Cariri. 

"Já criamos 89 leitos exclusivos para o atendimento para covid-19 e vamos ampliar mais 79 novos leitos na Região do Cariri. Enviamos respiradores para lá e teremos novos leitos. São 49 novos leitos em Juazeiro do Norte, e teremos novos leitos em Barbalha e Brejo Santo", disse o governador.

Camilo aproveitou para reforçar a importância das medidas de isolamento social para evitar a propagação do novo coronavírus no Estado. E voltou a mencionar que o avanço do plano de reabertura da economia está diretamente relacionado à melhora dos índices de contaminação, internações e óbitos causados pelo coronavírus. 

"Não voltamos à normalidade, então é preciso que as pessoas respeitem os protocolos de saúde, até porque o avanço do plano de retomada do Estado dependerá dos números da saúde. É importante lembrar que Fortaleza só avançará se tivermos melhora nos números. É importante evitar aglomerações", disse Camilo. 

O Ceará é um dos estados mais afetados pela pandemia de coronavírus no Brasil, com mais de seis mil óbitos e mais de 110 mil pessoas infectadas.                  (G1 CE)

Post a Comment