Imagem de 2017, quando Thina participava de protesto pedindo justiça pela morte da travesti cearense Dandara dos Santos FOTO: Fabiane de Paula
A presidente da Associação de Travestis do Ceará (Atrac), Thina Rodrigues, morreu em Fortaleza, na manhã desta segunda-feira (29), aos 57 anos, vítima da Covid-19. De acordo com nota de pesar da Coordenadoria Especial para a Diversidade Sexual, Thina teve uma parada cardíaca e não resistiu ao agravamento da infecção. 

Natural de Brejo Santo, na região do Cariri, Thina teve a trajetória de vida marcada pela luta contra preconceitos e discriminações a transexuais e travestis cearenses. Ainda aos 17 anos, foi expulsa de casa, e aos 20 foi presa “apenas por ser quem é”, como relatou, em novembro de 2019, em entrevista ao Diário do Nordeste. 

Foi nas vivências pessoais e também na coletividade onde Thina encontrou força e fundou, há duas décadas, junto à ativista Janaína Dutra, a Atrac, a qual presidia até os tempos atuais. “Começamos a lutar pelo direito de ir e vir e de existir de todas nós. Passamos a ser protagonistas das nossas próprias histórias. A nova geração está vivendo o que construímos para ela, mas o preconceito não vai acabar. Cada menina maltratada na escola, no posto de saúde, me machuca. A luta precisa continuar", sentenciou Thina, em novembro passado. 

Na mesma entrevista, sobre o Dia Internacional da Memória Trans (20/11), a ativista revelou como queria ser lembrada pelas novas gerações. “Apenas como uma pessoa simples, lutadora, ativista e militante, que vai ficar muito feliz quando as travestis e trans forem aceitas de forma plena”. 

Em nota, a Coordenadoria Especial para a Diversidade Sexual da Prefeitura de Fortaleza lamentou a perda da ativista. “Mulher, travesti, preta, guerreira, deixa em nós uma imensa saudade e inúmeras recordações nas trincheiras dessa guerra que é lutar cotidianamente pela vida”.                        (Diário do Nordeste)

Post a Comment