Entre os dias 27 de abril e 16 de junho, a cidade do Crato registrou um aumento de 137,8% nos casos de dengue. Em abril eram 638 confirmações, já este mês são 1.517; há dois meses, a cidade era a que mais acumulava pacientes com dengue no Cariri. 

Foram um total de 1.201 casos confirmados por laboratório e 316 confirmados por clínico epidemiológico. Mais 361 exames foram descartados por laboratório e 133 pelo clínico, totalizando 2.011 notificações na cidade. 

A coordenadora de vigilância em saúde do Crato, Arlene Sampaio, enfatiza a necessidade de colaboração da população. “Cada morador deve fazer sua parte”, afirma. “É necessário que a população não jogue lixo em terrenos e vias públicas, que respeite o horário de coleta do lixo para que evite a formação de criadouros do mosquito. Sobretudo nesse momento delicado de pandemia onde o Ministério da Saúde proíbe a visita dos agentes de endemias na parte de dentro dos imóveis”. 

Prevenção
O Ministério da Saúde alerta que a melhor forma de prevenção da dengue é evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, eliminando água armazenada que podem se tornar possíveis criadouros, como em vasos de plantas, galões de água, pneus, garrafas plásticas, piscinas sem uso e sem manutenção, e até mesmo em recipientes pequenos, como tampas de garrafas. Também é recomendada a manutenção de calhas, instalação de telas em ralos e que mantenham caixas d’água e outros depósitos bem vedados. 

Sintomas 
Independentemente da infecção entre os quatro sorotipos da dengue, é comum o aparecimento de sintomas da doença. Os principais, segundo a Sesa, são: 
Febre alta (maior que 38.5ºC) 
Dores musculares intensas e ao movimentar os olhos 
Mal-estar 
Falta de apetite 
Dor de cabeça 
Manchas vermelhas no corpo 

A Secretaria de Saúde do Estado orienta que quem apresentar algum desses sinais, deve procurar o posto de saúde ou a Unidade de Pronto Atendimento 24 horas (UPA) mais próxima de casa.

(Fonte: Site Badalo)

Post a Comment