FOTO: HELENE SANTOS
O Ceará registrou, nos últimos dias 15 e 16 de junho, as menores taxas de transmissão da Covid-19 desde que o novo coronavírus passou a circular, oficialmente, no Estado, no dia 15 de março deste ano. O número, apesar de ainda ser considerado alto, é três vezes menor do que foi verificado pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) naquele momento. 

Nesta semana, o índice atingiu o menor valor já analisado: 0,73. A taxa mede a capacidade de contágio que o vírus tem entre as pessoas. Ou seja, nas circunstâncias atuais, cada grupo de 100 pessoas infectadas com o vírus, por exemplo, contamina outras 73 saudáveis. Apesar disso, o Ceará ainda se encontra com média transmissão, caracterizada pelo intervalo entre as taxas de 0,5 e 0,9. A baixa transmissão vai de 0 a 0,4. Os índices superiores a 1 indicam que a doença não está controlada.

Para se ter uma ideia da importância do número, no início da pandemia no Ceará, o índice chegou a 2,34, entre os dias 15 e 17 de março - mais de três vezes o que é encontrado atualmente no Estado. Naquela época, um grupo de 100 pessoas poderia transmitir o vírus para outras 234. 

A taxa abaixo de 1, porém, foi alcançada a partir de 30 de maio. Desde então, todos os indicadores de Fortaleza - que é a cidade mais atingida pela Covid-19 até o momento - apresentam redução. Desde o número de casos confirmados às hospitalizações no serviço público de saúde. Os dados são da plataforma digital IntegraSUS, gerenciada pela Sesa.

Estimativa 
De acordo com o epidemiologista e professor da Universidade Federal do Ceará (UFC) Luciano Pamplona, a taxa de contágio é uma estimativa e a tendência "é a doença ir diminuindo cada vez mais até esgotar o número de casos", uma vez que há "menos gente transmitindo". Na concepção do especialista, "o desejo é que a taxa fique abaixo de 1". 

Conforme Pamplona, o que influencia no número é a interação entre as pessoas. "Se a gente tivesse continuado no lockdown, isso iria se esgotar, iria diminuir até acabar a transmissão. Não fizemos isso por uma necessidade econômica, claro, e aí começou a flexibilizar. Então, mais pessoas vão estar em contato. Naturalmente, essa taxa pode aumentar um pouco. O desafio do governo agora é que ela, mesmo aumentando, não chegue em um número que volte a colapsar o sistema de saúde". 

Nessa quarta-feira (17), o Ceará atingiu a marca de 85.606 casos confirmados da Covid-19, dos quais 5.307 evoluíram para óbito, desde o início da pandemia no território estadual. Nas últimas 24 horas, foram adicionados à plataforma IntegraSUS, 3.437 novos registros da infecção viral e 115 novas mortes. Por outro lado, o número de recuperados no Estado como um todo chegou a 62.428. A Sesa ainda investiga 56.825 casos possíveis da doença e 578 óbitos suspeitos. 

A taxa de contágio cearense, inclusive, é menor do que a do Brasil. De acordo com o Imperial College London - universidade britânica referência na ciência e que está fazendo uma série de análises da doença no mundo -, o País como um todo vem reduzindo a taxa de contágio, mas ainda apresenta 1,05 de transmissibilidade. O número é o menor registrado em três semanas. A América Latina, novo epicentro mundial da pandemia, tem países com situação pior, como Bolívia e o Peru, com 1,36, além de Argentina (1,29), Chile (1,12) e Colômbia (1,1). 

Possível subnotificação 
Boletim epidemiológico da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), divulgado na noite de ontem, aponta para uma provável subnotificação da Covid-19 no Estado. O documento indica que, mesmo após a investigação laboratorial para descobrir qual vírus foi o responsável por provocar uma Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em um paciente, 27,5% desses casos deram inconclusivos. 

A SRAG é o estágio mais complicado provocado pelo novo coronavírus e, na maioria das vezes, faz com que o paciente necessite de cuidados hospitalares. Até 15 de junho deste ano, o Ceará já somou 19.555 casos de SRAG, dos quais 8.632 já foram confirmados como provocados pelo coronavírus. No ano passado, em igual período, foram apenas 775 casos.                           (Diário do Nordeste)

Post a Comment