FOTO: Normando Sóracles
A Prefeitura de Juazeiro do Norte decretou isolamento social rígido, o chamado ‘lockdown’, entre os dias 22 e 28 de junho. A medida segue orientações do governador Camilo Santana (PT), que avalia a situação no Município como preocupante. Juazeiro estava na fase de flexibilização, mas teve que voltar atrás diante do aumento considerável de casos de covid-19. O prefeito Arnon Bezerra (PTB) explicou que a decisão de lockdown já estava sendo analisada. Em apenas uma semana, os casos do novo coronavírus saltaram de 1.127, no dia 15, para 1.785 no dia 22; um aumento de 658 casos. Os óbitos saíram de 33 para 60. Em Crato e Barbalha, os prefeitos Zé Ailton Brasil (PT) e Argemiro Sampaio (PSDB) dizem esperar uma orientação do governador Camilo Santana para tomar a mesma medida. Recentemente, os três gestores avaliaram que as medidas poderiam ser tomadas em conjunto. Em Crato, os casos saltaram de 218, no dia 15, para 478 no dia 22; um aumento de 260. Os óbitos saíram de quatro para oito. Em Barbalha, as confirmações saíram de 146, no dia 15, para 240 no dia 21, um aumento de 94 casos, com cinco óbitos. 

A diferença entre os municípios, ligados territorialmente, pode estar no volume da testagem. Até o dia 22, Barbalha tinha efetuado 1.224 testes, o Crato 2.311 e Juazeiro chegou aos 9.551 testes. Apesar da preocupação, o Crajubar tem uma taxa de letalidade abaixo do Estado. Em Juazeiro, cidade com o maior índice, essa taxa é de 3,37%, enquanto no Estado chega a 5,9%, números do dia 22. O prefeito Argemiro Sampaio disse que as testagens estão sendo feitas segundo a demanda e garantiu que não há subnotificação em Barbalha. Sobre o decreto de isolamento rígido, Argemiro avalia que, por enquanto, não há superlotação das unidades de saúde e, por isso, não entende como necessário. Entretanto, apesar da avaliação, teme o aumento dos casos em Juazeiro, que podem colapsar o Hospital Regional, referência para os casos graves da doença no Cariri. Caso isso aconteça, o prefeito assume que terá que decretar o isolamento social mais rígido. Mas deixa claro que a decisão só acontecerá em conformidade com o Governo do Estado. 

Argemiro revela ter solicitado, ao secretário de Saúde do Estado, Dr. Cabeto, a transferência dos leitos de UTIs desocupados em Fortaleza para a região do Cariri. O prefeito pediu, ainda, a presença de profissionais treinados para preparar equipes de saúde da região. A mesma reivindicação foi feita pelo prefeito Arnon Bezerra, que tem a expectativa de que, pelo menos, duas equipes cheguem a Juazeiro. 

Sobre o aumento dos casos, Arnon disse que as medidas para o atendimento dos pacientes de baixa e média complexidade, estão sendo tomadas. Ele cita a Unidade de Combate à Covid-19 (UPA da Lagoa Seca), já em funcionamento, e a abertura do Hospital de Campanha, sendo montado no Ginásio Poliesportivo, como exemplo das ações. Juntos, oferecerão mais de 110 leitos de enfermaria e 12 leitos com respiradores. 

O prefeito Zé Ailton disse que a situação do Município está sendo avaliada e que se os casos aumentarem de forma exponencial, também deverá decretar o lockdown. “Vamos observar o comportamento está semana, para tomar a decisão de fazer o isolamento rígido ou manter a flexibilização”. Zé Ailton se reuniu, nesta segunda-feira (22), com os secretários da Saúde, Meio Ambiente, Segurança Pública e Procuradoria, para discutir a intensificação da fiscalização nos bairros e nas barreiras sanitárias. Anunciou, para esta terça-feira (23), outra reunião com os setores produtivos e do comércio, para informar sobre a fiscalização. O prefeito contesta as críticas sobre subnotificações de casos no Município e anunciou a aquisição de mais 15 mil testes rápidos para iniciar um programa de testagem em massa. O Governo do Estado não sinalizou decretos de lockdown em Crato e Barbalha. 

(Fonte: Jornal do Cariri)

Post a Comment