O Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB) e o Serviço de Atendimento Especializado (SAE) do Crato, estão disponibilizando um plantão psicológico destinado aos profissionais da saúde municipal que estão atuando na linha de frente da pandemia da COVID-19. 

A Organização Mundial da Saúde (OMS), em uso de suas atribuições, orienta acerca de cuidados a saúde mental de diversos grupos, incluindo profissionais de saúde. Para os trabalhadores da saúde, o estresse e a pressão de lidar com o ofício, acrescido do risco de adoecer, podem provocar problemas de saúde mental como ansiedade e depressão. 

A OMS alerta que os trabalhadores desse setor são pressionados com essa situação, sendo um sintoma normal, assim como o estresse associado, que muitas vezes paralisa, mas deve-se orientar o profissional que esses sentimentos são naturais, pelo momento que todos passamos, devendo receber o apoio da gestão. 

Nesse pressuposto, o município do Crato se propõe a auxiliar nos cuidados relacionados a saúde mental e o bem-estar psicossocial dos profissionais de saúde nesse momento de crise. 

Segundo o coordenador do NASF, Tiago Andrade, o serviço está funcionando na sede do Acolhe Servidor e conta com cinco profissionais que disponibilizam sessões presenciais obedecendo os princípios ético-profissionais e seguindo todas as normas de segurança. Os atendimentos acontecem de segunda a sexta-feira, de 8h às 12h e de 13h30 às 17h, seguindo os critérios de marcação feita via tele agendamento, pelo número (99) 99294-5262.

Post a Comment