Alunos dos dois últimos anos do curso de Medicina da Universidade Federal do Cariri (UFCA) iniciaram uma campanha, nesta sexta-feira (26), para arrecadar recursos e comprar Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) usados por eles no internato em hospitais, Unidades Básicas de Saúde (UBS) e ambulatórios de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha. Quem quiser doar, pode acessar a vaquinha online http://vaka.me/1156626

Devido à pandemia do coronavírus, desde meados de março, as atividades dos estudantes dentro dos equipamentos de saúde foram suspensas. Algumas unidades aceitam o retorno das atividades, desde que ocorra a contrapartida da instituição de ensino, que no caso é disponibilização dos EPIs usados pelos acadêmicos. 

O valor pretendido pelos estudantes na campanha é de R$ 7.500, que será usado na compra de máscaras, luvas, gorros e aventais para uma turma de 40 alunos, utilizados num tempo de aproximadamente dois meses. Os equipamentos seriam doados à UFCA, pelo grupo de alunos, e se somaria aos equipamentos que a universidade já dispõe e são insuficientes. Por sua vez, a UFCA repassaria a contrapartida aos hospitais que exigem a contrapartida. São 129 alunos dos dois últimos anos de Medicina, sendo 36 da última turma. 

Sem a prática do internato, os alunos ficam impossibilitados de terminar o curso. A colação de grau da próxima turma de médicos formados pela UFCA ocorreria no próximo mês de dezembro, mas agora está sem data para acontecer. “Há o risco da UFCA passar mais de um ano sem formar novos médicos, já que a última turma formada foi em abril, e a próxima turma que se formaria está com atividades totalmente suspensas desde março”, explicou Pedro Ítalo Gomes, aluno do último semestre do curso de Medicina.

(Fonte: Jornal do Cariri)

Post a Comment