Header Ads

Governo do Ceará amplia leitos de UTI no Cariri para atender pacientes com Covid-19

FOTO: Nivia Uchoa
Por Redação Gazeta do Cariri

Diante do avanço dos casos de Covid-19, o Governo do Ceará irá expandir os leitos de unidade de tratamento intensivo (UTI) para o interior do Estado. Nesta quarta-feira (24), em conversa com a população nas redes sociais, o governador Camilo Santana anunciou mais 20 leitos para o Hospital Regional Norte (HRN), em Sobral, e a ampliação também para o Hospital Regional do Cariri (HRC), em Juazeiro do Norte. As duas áreas são as mais afetadas no interior do Ceará pela pandemia. 

“Já criamos 105 leitos de UTI no Hospital Regional Norte, mais dez no hospital municipal e dez na Santa Casa. Há ainda outros dez em Tianguá. Nossa meta é que até sexta-feira (26), mais 20 leitos sejam abertos em Sobral. Ao todo, serão 125 leitos de UTI só no Hospital Regional Norte”, ressaltou o chefe do Executivo estadual.

Sobral 
O governador se reuniu na tarde desta quarta-feira (24) com o prefeito Ivo Gomes para avaliar as ações contra a pandemia no município. “Sobral chegou ao pico, se estabilizou e há uma tendência de queda. Amanhã (quinta-feira), será divulgada a primeira fase da pesquisa de soroprevalência do município. Isso será fundamental para nos auxiliar nas tomadas de decisões nesse enfrentamento”, disse Camilo Santana. 

Ele também anunciou a descentralização dos exames nas duas regiões mais afetadas no interior. “Vamos iniciar a testagem do vírus com o Laboratório Central (Lacen) no próprio município. A ideia é montar um em Sobral e outro em Juazeiro do Norte para a realização dos testes RT-PCR”, afirmou. A ampliação da testagem é apontada por epidemiologistas como a maneira mais eficaz de mapear o avanço da doença e planejar ações de combate ao vírus. No Brasil, o Ceará é o estado realiza mais testes na população. Ao todo, já foram aplicados mais de 240 mil.

Juazeiro do Norte 
Em isolamento social rígido desde o início desta semana, Juazeiro do Norte receberá novos leitos de UTI. De acordo com o governador, a abertura das vagas será discutida em reunião com o prefeito da cidade, Arnon Bezerra, em reunião nesta quinta-feira (25). “Nossa meta é que no Cariri sejam abertos dezenas de leitos. Trinta no Hospital Regional do Cariri e mais 20 em hospitais filantrópicos e privados da região”, anunciou.

Com 60 leitos de UTI exclusivos para o tratamento da infecção, o HRC, tem 91,67% de ocupação. As informações são da plataforma IntregraSUS, que diariamente atualiza os números. 

Com relação aos leitos de enfermaria para Covid, das 50 vagas, 39 estão ocupadas (78%).

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.