Header Ads

Hemoce recebe doação de plasma de pessoas recuperadas da Covid-19 há mais de 30 dias


O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) receberá, a partir desta quarta-feira (3), pessoas recuperadas de Covid-19 que desejam doar plasma convalescente, um dos componentes do sangue. As doações realizadas na unidade da rede pública da Secretaria da Saúde, do Governo do Estado, serão utilizadas como terapia auxiliar para pacientes graves da doença. 

Para doar plasma, o voluntário precisa atender alguns critérios, como ter se recuperado há mais de 30 dias da Covid-19 e não apresentar sintomas da doença. O processo de doação acontece em duas etapas. Primeiro, a pessoa passa por triagem clínica, na qual uma amostra de sangue será coletada para testes e avaliação de anticorpos da Covid-19. 

Após a análise, que dura em média dois dias, os candidatos retornam ao Hemoce para uma consulta. Quem não estiver apto para doar plasma convalescente será convidado a realizar uma doação de sangue convencional. 

Terapia auxiliar 
A transfusão de plasma convalescente somente poderá ser feita sob prescrição médica em pacientes hospitalizados. De acordo com a diretora de hemoterapia do hemocentro cearense, Denise Brunetta, a técnica já foi usada com sucesso em pessoas com coronavírus ou outras doenças virais. “O plasma de pacientes curados possui anticorpos contra o vírus e, ao ser transfundido em pacientes gravemente doentes, pode ajudar na recuperação”, explica.

Atendimento agendado 
O candidato à doação pode fazer o agendamento online para ser atendido com hora marcada. As doações de plasma acontecem às segundas, quartas e sextas-feiras. O usuário pode escolher a melhor opção de dia, local e horário para realizar a avaliação inicial. O agendamento é feito a princípio somente para as unidades de Fortaleza. 

O atendimento também pode ser marcado pelos números (85) 3101.2305 e (85) 3101.2296 (WhastApp). A medida é recomendada para evitar aglomerações nos locais e oferecer mais segurança durante o período de isolamento social. O sangue doado no Hemoce é distribuído para mais de 480 unidades de saúde no Ceará, ajudando a salvar vidas de pacientes que necessitam de transfusão de sangue. 

Critérios para doação de plasma 
– Pessoas do sexo masculino; 
– Ter entre 18 e 60 anos de idade;
 – Pesar acima de 50kg;
– Diagnóstico de Covid-19 confirmado previamente por PCR, sorologia ou teste rápido; 
– Estar sem sintomas da doença há mais de 30 dias; 
– Apresentar um documento de identificação oficial, original e com foto.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.