Por Redação Gazeta do Cariri

O Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão), por meio do seu Núcleo de Prática Jurídica (NPJ), em parceria com a Vara Única da Infância e Juventude da Comarca de Juazeiro do Norte, oferece periodicamente um curso preparatório para adoção de crianças e adolescentes. Para garantir a segurança e a saúde de todos os envolvidos na capacitação e evitar entraves nos casos de adoção nesse período de pandemia, a realização do próximo curso acontecerá na modalidade remota, nos dias 15 a 25 de junho. 

Serão disponibilizadas 50 vagas destinadas aos interessados em adotar crianças e adolescentes. Para participar do curso, os pretendentes à adoção devem se inscrever por meio do formulário disponível neste link. As inscrições são gratuitas. 

O curso é coordenado pelas professoras da Unileão Alyne Lima, Moema Alves e Maridiana Figueiredo, sendo uma etapa obrigatória para o processo de habilitação de pessoas que querem adotar e aborda temas relacionados a expectativas e motivações para a adoção, aspectos legais e psicossociais. 

O procedimento de habilitação resulta no ingresso do Cadastro Nacional de Adoção (CNA), que é um banco de dados único e nacional desenvolvido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O CNA é composto por informações sobre crianças e adolescentes aptos a serem adotados e pelos pretendentes habilitados à adoção. 

“O curso tem uma discussão bem ampla e não é importante apenas por ser uma exigência legal, mas porque nele discutimos as questões relacionadas à adoção e, com base nisso, a gente desconstrói alguns mitos. Além disso, fortalecemos a decisão das pessoas que querem adotar, oferecendo um suporte para elas, que estão envolvidas no processo, mas desconhecem muitos aspectos sobre esse caminho. Então, o curso também é um momento de reflexão e de tirar dúvidas”, explica a profa. Maridiana Figueiredo. 

Serviço 
Curso preparatório para adoção 
Data: 15 a 25 de junho 
Inscrições on-line

Post a Comment