FOTO: Helene Santos
A taxa de isolamento social registrada até esta segunda-feira (22) por meio de mapeamento de sinal telefônico aponta que 40,2% da população cearense obedece às restrições de combate à Covid-19. O levantamento é realizado pela Inloco, empresa de tecnologia. 

Em comparação com os dados do dia 15 de junho, a taxa caiu apenas 0,2%, mas sofreu variações na última semana chegando a 36% em 19 de junho e a 47,3% em 23 de junho. O maior índice registrado no Estado foi em 22 de março, dois dias depois da implementação do decreto do Governo do Ceará para o não funcionamento de serviços não essenciais, quando o valor chegou a 63%. 

No ranking geral da pesquisa, o Ceará encontra-se na 7ª posição e fica atrás de Acre (43,3%), Amapá (42,8%), Rondônia (41,6%), Amazonas (41,5%), Rio de janeiro (40,5%) e Distrito Federal (40,3%).

O número apresenta queda após a adesão ao plano de retomada econômica pelo Governo do Estado, iniciado no dia 1º de junho. Atualmente, somente a capital encontra-se na segunda da fase do cronograma que começou nesta segunda (22), já a Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) e outros 25 municípios avançaram à Fase 1, o restante mantém-se na fase de transição. 

Plataforma 
Conforme o boletim de 15h32 desta terça-feira (23) da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), o Ceará contabiliza 97.528 casos de infecção pela doença e já são 5.717 óbitos. Atualmente, a taxa de letalidade é de 5,9%. 

Em Fortaleza, cidade que concentra o maior número de casos confirmados com 33.751, o valor registrado foi de 40,8%, pouco maior que o total cearense. No último dia 15, o índice chegou a 41,2% sem circulação de pessoas nas ruas. 

O Índice de Isolamento Social é medido pela empresa a partir do sistema de georreferenciamento para identificar aglomerações. Para isso, a plataforma é integrada a aplicativos de aparelhos celulares e o sistema tem uma precisão de 30 vezes maior que o GPS Global (Positioning System). 

A base de dados é composta por mais de 60 milhões de dispositivos e há garantia da privacidade do usuário, já que não é possível identificar os proprietários ou seus dados pessoais como RG, CPF e endereço de e-mail. A tecnologia auxilia órgãos públicos nas ações de controle. 

Interior do estado 
A plataforma também mapeia o índice nas cidades do interior do Ceará. Em Sobral, na região Norte, em destaque pelos indicadores da doença e atualmente em lockdown, o valor registrado foi de 45,12%. Já Juazeiro do Norte, também em regime de isolamento social mais rígido desde essa segunda (22) o número chegou a 40,7%. 

Outras cidades como Caucaia e Maracanaú, também com forte expressão do número de infecções, os valores são de 39% e 40%, respectivamente. Vale ressaltar que a média ideal orientada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é de 70%.

Veja outras informações da plataforma: A taxa de ocupação das UTIs cearenses é de 71,35%; A taxa de ocupação das enfermarias cearenses é de 43,12%; A letalidade da doença, que indica a proporção de mortes em relação ao total de casos é de 5,9%.                 (G1 CE)

Post a Comment