A Prefeitura Municipal de Santana do Cariri, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou boletim epidemiológico que apresenta um achatamento na curva de casos da covid-19 no município. 

De acordo com os dados do Boletim Epidemiológico da Covid-19 atualizado neste domingo, 21 de junho, o município apresentava 73 Casos confirmados; dos quais, 05 óbitos, 54 pacientes recuperados e 14 pacientes em isolamento e acompanhamento clínico. Existem ainda 25 casos suspeitos em acompanhamento e 112 casos descartados. 

Santana do Cariri apresentou os primeiros casos suspeitos da COVID-19 na Semana Epidemiológica 14 (que data entre 29/03 a 04/04), no entanto permaneceu sem casos confirmados até a Semana Epidemiológica 18 (26/04 a 02/05), sendo o primeiro caso detectado na Zona Rural do município. 

A partir de então a incidência de novos casos suspeitos e confirmados adquiriu padrão ascendente, com o surgimento de casos confirmados inicialmente no Bairro Inhumas e posteriormente com a dispersão de casos em diversas ruas da Sede da cidade, havendo um pico de incidência de Casos Suspeitos na Semana Epidemiológica 22 (24/05 a 30/05) e de Casos Confirmados na Semana Epidemiológica 23 (31/05 a 06/06). 

Mediante persistência de curva ascendente, o município adotou o sistema de Isolamento Social Rígido (Lockdown) na Semana Epidemiológica 23. O Lockdown teve início no dia 30 de maio, se estendendo até o dia 13 de junho; e foi estendido em mais uma semana, até 20 de junho, em novo Decreto Municipal. 

Após a consolidação dos dados em 20 de junho, foi observado o decréscimo acentuado de Casos Suspeitos e Confirmados com a adoção do Sistema Lockdown. Assim, o Setor de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde conclui que a medida adotada foi de grande eficácia não só para achatar a curva de crescimento, mas para fazê-la decrescer acentuadamente. 

O gráfico analítico da curva de crescimento de Casos Suspeitos e Confirmados da Covid-19 no município pode ser visto no final da matéria. 

Analisados os dados correlacionando as semanas epidemiológicas 20, 21, 22 e 23 observou-se um incremento semanal médio de 71% de novos casos confirmados da COVID-19 a cada ciclo de 7 dias, com isso estima-se que SEM as medidas de isolamento social rígido (Lockdown), as semanas epidemiológicas 24 e 25 teriam respectivamente 43 e 73 notificações de novos casos da COVID-19, como pode ser analisado no gráfico. 

Pode-se observar o decréscimo da curva de Casos Confirmados da COVID-19 mediante adoção de medidas de isolamento social rígido em detrimento a inexistência de medidas de isolamento. Há mediante a adoção do Lockdown acentuada queda no número de casos confirmados semanalmente. 



Mesmo diante da diminuição de casos confirmados de Covid-19 no município com as medidas tomadas pelo Governo Municipal, a Secretaria Municipal de Saúde reforça a orientação para a população santanense da necessidade de manutenção da prevenção da COVID-19, em especial por meio do isolamento social, evitando aglomerações e mantendo as recomendações de distanciamento quando na necessidade de locomoção. 



A Secretaria de Saúde informa, ainda, que mantém o rigoroso acompanhamento de novos casos suspeitos ou confirmados da COVID-19 para subsidiar a tomada de decisões que venham a ser necessárias para evitar o rápido avanço da COVID-19 no município.

Post a Comment