Header Ads

Morre ex-prefeito de Araripe Marconi José Figueiredo, em decorrência da covid-19


Morreu neste domingo (21), aos 81 anos, em decorrência de complicações devido à covid-19, em Fortaleza, o ex-prefeito de Araripe e ex-deputado estadual, Dr. Marconi José Figueiredo de Alencar. 

Ele era filho do ex-deputado e ex-presidente do Conselho de Contas dos Municípios (CCM), depois TCM, Almino Loiola de Alencar e dona Elza Figueiredo de Alencar. 

Nasceu em Juazeiro do Norte em 21.03.1939. Fez seus primeiros estudos no Colégio Salesiano de Juazeiro do Norte, e o secundário nos Colégios Marista, de Recife, e São João, de Fortaleza. 

Graduou-se em Ciências Jurídicas e Sociais na Universidade Federal do Ceará e em Administração Pública, na Universidade Estadual do Ceará (UECE). 

Exerceu os cargos de Chefe Seccional da Secretaria de Agricultura, Chefe de Gabinete da Secretaria do Interior e Justiça, Procurador Jurídico do DAER – Departamento Autônomo de Estradas e Rodagens, Diretor Secretário da COHAB – Companhia de Habitação, seção do Ceará, e Procurador Judicial do IPEC – Instituto de Previdência do Estado do Ceará. 

Na vida pública exerceu as funções de Prefeito de Araripe, eleito para o período de 1962/1966. Construiu e implantou o Hospital Lia Loiola de Alencar, o Ginásio João Almino de Alencar, o Fórum Desembargador José Ferreira de Assis, o Hotel Municipal, a escola D. Carlota Távora, o Campo de Aviação, a Cooperativa Agrícola, o Centro de Abastecimento, uma expressiva contribuição ao sistema habitacional do Estado, através da construção de 100 casas populares, entre outras, de grande relevância que, ainda, hoje compõe a infraestrutura do município de Araripe. 

No Parlamento Estadual participou, como Deputado, das legislaturas de 10.03.1971 a 31.01.1975; 01.02.1975 a 31.01.1979; 01.02.1979 a 31.01.1983 e de 01.02.1983 a 31.01.1987, onde se destacou como uma das maiores e atuantes lideranças do Estado do Ceará, com notável prestígio em especial nos governos de Virgílio Távora e Gonzaga Mota. 

Como deputado, foi atuante em todas as regiões do Estado e levou desenvolvimento a dezenas de outros municípios, na região do Cariri com destaque para os municípios de Campos Sales, Potengi, Barbalha, Juazeiro do Norte, Missão Velha e Brejo Santo, onde, ainda hoje, vários são os relatos feitos em atenção aos seus mandatos e importantes obras. 

Após a vida pública dedicou-se à iniciativa privada, exercendo atividades na área advocatícia e como agropecuarista, em contato com o campo e com efetiva participação em ações da Assembleia Legislativa que envolviam ex-parlamentares. 

(Fonte: Site Miséria)

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.