O professor, médico e Almirante da Marinha, Ernane Vitorino Aboim morreu nesta terça-feira (23), aos 93 anos de idade, no Rio de Janeiro. Ele nasceu em Juazeiro do Norte no dia 23 de janeiro de 1927 e, durante muito tempo, foi diretor do Instituto de Pós-Graduação do Hospital Carlos Chagas no Rio. Uma das mais relevantes marcas deixadas por ele em favor do município caririense foi todo o seu empenho na criação da Faculdade de Medicina de Juazeiro (FMJ). 

O trabalho desenvolvido pelo Almirante Aboim juntamente com o então prefeito de Juazeiro, Mauro Sampaio, resultou na transformação da terra do Padre Cícero num dos maiores polos de ensino superior do Nordeste. A Faculdade de Medicina de Juazeiro acabou sendo a precursora nesse contexto, criando uma nova realidade econômica e sócio-cultural no município. 

Antes, ele já tinha sido homenageado na segunda gestão do prefeito Manoel Salviano dando o seu nome ao Centro de Referência em Educação Almirante Aboim ao estabelecimento de ensino onde hoje funciona o Colégio Militar. O corpo do Almirante Aboim será cremado nesta quarta-feira no Rio de Janeiro, mas não há informações se as cinzas serão trazidas, futuramente, para sepultamento em Juazeiro. 

(Fonte: Site Miséria)

Post a Comment