FOTO: Antonio Rodrigues
Com o objetivo de garantir o direito do cidadão de acesso à informação, registrar a solicitações e esclarecer dúvidas da comunidade sobre setores e serviços, a prefeitura de Santana do Cariri, mantém um canal direto que recebe demandas e registra sugestões para a melhoria dos serviços disponibilizados à população. 

Pelo número (88) 9 9735.7627 os santanenses podem contatar a Ouvidoria Geral, que, em virtude da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), tem intensificado os atendimentos e esclarecimentos aos cidadãos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde-SMS. 

Um levantamento realizado pela Saúde municipal, de março a junho, foi contabilizado 247 demandas via contato da Ouvidoria. As demandas são solicitações de informações, serviços, dúvidas, denúncias, entre outras. Confira os principais registros: 
- Informações sobre pessoas que vieram de outros municípios e estados; 
- Descumprimento do isolamento social, registro de aglomerações e o não uso de máscaras; 
- Informações sobre as Barreiras Sanitárias e o Documento de Autodeclaração; 
-Solicitação de atendimento médico, psicológico pela equipe do NASF e CRAS, ambulância e presença da Equipe Volante; 
-Informações sobre circulação de vendedores e crediaristas nas ruas e casas no território municipal; 
-Suporte para famílias testadas positivas para a Covid-19; Orientação sobre a realização de testes rápidos; 
-Denúncia de violência doméstica contra a Mulher; 
-Outras informações como Programa Bolsa Família, Vale Gás, Auxílio Emergencial, além de telefones de outros setores da administração pública municipal. 

Ainda de acordo com a Ouvidoria, as demandas recebidas foram encaminhadas para os setores e serviços existentes como a Vigilância Sanitária e Epidemiológica, Agentes Comunitários de Saúde e Equipes de Saúde de Família-ESF, Hospital e Maternidade Senhora Santana, Unidade Sentinela, Equipes Volantes de Fiscalização, Secretaria Municipal de Assistência Social, Psicólogas do NASF E CRAS, CREAS e Destacamento de Polícia Militar. 

A Prefeitura reforça a necessidade do respeito ao distanciamento Social, o uso regular de máscaras faciais e a higienização correta das mãos. Ressalta a importância do cuidado redobrado com a saúde dos idosos e das crianças, e orienta que cada cidadão possa eliminar focos da dengue em seus domicílios.

Post a Comment