Header Ads

Pacientes do Hospital Regional do Cariri recebem visitas virtuais através de videochamadas

Francisca Andrade de Oliveira, 75, em conversa com a neta
Por Redação Gazeta do Cariri

Durante a pandemia de coronavírus, os hospitais da rede pública da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), implementaram diversas medidas de prevenção à Covid-19. Uma delas foi a restrição de visitas nas unidades. Com o objetivo de proporcionar um atendimento humanizado, as equipes recorreram à tecnologia para aproximar pacientes e familiares, possibilitando a realização de videochamadas.

No Hospital Regional do Cariri (HRC), as visitas aos pacientes internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) foram adaptadas à nova realidade. As videochamadas são realizadas pelo Serviço Social em parceria com o Núcleo de Atendimento ao Cliente (NAC). 

As visitas virtuais ocorrem em dias alternados para cada paciente. Além de esclarecer dúvidas da família sobre o estado de saúde, o serviço traz conforto em dias difíceis e tem como premissa a empatia. “Através da videochamada, conseguimos olhar no olho do familiar que está distante daquele ente querido e com as mais diversas dúvidas. Por mais deliciado que seja ver o paciente na UTI, essa proximidade online nos ajuda a esclarecer dúvidas quanto a evolução do paciente, mas também serve como um bálsamo eficiente para acalmar aquele coração aflito”, destacou a residente de Clínica Médica, Ana Beatriz Filgueiras.

Assistentes sociais, residentes e enfermeiras dividem-se para acompanhar as enfermarias e fazer a avaliação e o preparo prévios dos pacientes antes das visitas virtuais. O trabalho inclui o levantamento dos contatos dos pacientes que estão orientados e em condições de interagir, além do agendamento com os parentes. As famílias também são diariamente contatadas por um médico, que passa todas as informações e evoluções clínicas dos pacientes.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.