O ator e humorista Pedro Cardoso, conhecido nos últimos anos pelos posicionamentos políticos, ganhou destaque nas últimas 24 horas na região do Cariri em uma postagem nas redes sociais. Ele deu destaque, em um texto de opinião, a cidade do Crato. Internautas da região interagiram com o ator global, que destacou inclusive fatos que envolvem a cidade caririense uma das produções cinematográficas nacionais das quais participou. 

Na publicação em seu perfil no Instagram, o ator conhecido pelo personagem “Agostinho Carrara” da série “A Grande Família” da Tv Globo, fala sobre a percepção política diante de uma situação em que declara “preocupação com a preservação da democracia“. Nesta, ele cita o Crato como um local de passagem do advogado e político Miguel Arraes, qual passava férias na região, e deste local pode tirar inspirações para composições de fala para a adptação para o cinema da peça “Lisbela e o Prisioneiro, de Osman Lins“. Ele ainda indaga “O Crato foi fundada em 1762 e hoje tem 135 mil habitantes. Será que o Crato, por ser mais antiga, não seria uma capital melhor para o Brasil do que Brasília?”. Veja o texto. 

“Boa tarde. Nesse momento de tanta preocupação com a preservação da democracia, tudo que pudermos fazer é importante. Todas as tentativas de criar frentes têm valor e serão úteis, na minha opinião. Mas insisto na importância das eleições municipais. Eleger mais honestos vereadores e prefeitos seria um gigantesco passo no início da re-construção do país nunca iniciado que é o brasil. Hoje me calhou estacionar no Crato, CE. Eu nunca lá estive mas o meu amigo Miguel passava férias lá. Quando ele, Jorge e eu adaptamos a peça Lisbela e o Prisioneiro, de Osman Lins, para ser um filmete de televisão, o Miguel veio reescrevendo a fala de todos os personagens em “cratense”. Lembro de o quanto eu, carioca, e Jorge, gaúcho, nos deliciamos com o assalto das lembranças infantis que fez o Miguel lembrar do maravilhoso modo de falar o portugues dos nordestinos do Crato. Nossa adaptação deve a sua qualidade a beleza do texto de Osman mas tb as férias que Miguel, natural do Recife, PE, passou no Crato. Quem será o prefeito por lá? Não faço ideia. E os vereadores? Estará a população contente com os seus representantes? E os serviços públicos da cidade, estarão sendo servidos a contento? O Crato foi fundada em 1762 e hoje tem 135 mil habitantes. Será que o Crato, por ser mais antiga, não seria uma capital melhor para o brasil do que brasília? Alguém aqui nessa mesa de bar sabe me dizer alguma coisa sobre o Crato? Se não conseguimos controlar as nossas cidades como haveremos de controlar o país? O começo é pelo o que está perto. Minha opinião. Mas os sonhos de grandeza das grandes cidades…"



Boa tarde. Nesse momento de tanta preocupação com a preservação da democracia, tudo que pudermos fazer é importante. Todas as tentativas de criar frentes têm valor e serão úteis, na minha opinião. Mas insisto na importância das eleições municipais. Eleger mais honestos vereadores e prefeitos seria um gigantesco passo no início da re-construção do país nunca iniciado que é o brasil. Hoje me calhou estacionar no Crato, CE. Eu nunca lá estive mas o meu amigo Miguel passava férias lá. Quando ele, Jorge e eu adaptamos a peça Lisbela e o Prisioneiro, de Osman Lins, para ser um filmete de televisão, o Miguel veio reescrevendo a fala de todos os personagens em “cratense”. Lembro de o quanto eu, carioca, e Jorge, gaúcho, nos deliciamos com o assalto das lembranças infantis que fez o Miguel lembrar do maravilhoso modo de falar o portugues dos nordestinos do Crato. Nossa adaptação deve a sua qualidade a beleza do texto de Osman mas tb as férias que Miguel, natural do Recife, PE, passou no Crato. Quem será o prefeito por lá? Não faço ideia. E os vereadores? Estará a população contente com os seus representantes? E os serviços públicos da cidade, estarão sendo servidos a contento? O Crato foi fundada em 1762 e hoje tem 135 mil habitantes. Será que o Crato, por ser mais antiga, não seria uma capital melhor para o brasil do que brasília? Alguém aqui nessa mesa de bar sabe me dizer alguma coisa sobre o Crato? Se não conseguimos controlar as nossas cidades como haveremos de controlar o país? O começo é pelo o que está perto. Minha opinião. Mas os sonhos de grandeza das grandes cidades...
Uma publicação compartilhada por Pedro Cardoso (@pedrocardosoeumesmo) em

As publicações que envolvem história, contexto político e reflexões pessoas fazem parte de uma série de postagens do ator sobre diversos municípios do interior brasileiro. Incentivado por atores como Regina Casé e Marcelo Tas, a série busca, segundo ele, trazer reflexões a fim de mostrar o que há além dos limites do local onde mora, e questionar como vive o resto do país. “Trabalhando com eles [os atores], foi que eu aprendi que o Brasil é maior do que o Rio de Janeiro”, conta. 

Muitos dos internautas reagiram com surpresa quanto a publicação do ator, demonstrando apoio e relembrando diversas histórias. Pedro, inclusive, interage com alguns deles.

(Fonte: Site Badalo)

1 Comentários

  1. Miguel que ele se refere é Guel Arraes, diretor de tv e cinema e filho do político Miguel Arraes.

    ResponderExcluir

Postar um comentário