FOTO: Isanelle Nascimento
Em reunião do Comitê Consultivo Estadual nesta quarta-feira (24), a Secretaria de Educação do Ceará (Seduc) apresentou proposta do plano de retomada das atividades presenciais da rede pública com previsão de retorno para o mês de agosto. 

De acordo com a gestora da Pasta, Eliana Estrela, a elaboração do planejamento tem sido feita de forma colaborativa. "A previsão é de que seja em agosto, mas depende da determinação dos especialistas da saúde. Estamos construindo esse plano ouvindo todas as pessoas envolvidas e a comunidade escolar", explica a secretária. 

Essa consulta é realizada, inclusive, para determinar a retomada de forma gradual. A proposta feita pela Secretaria é que 25% retorne inicialmente, mas ainda sem definição de quais grupos serão prioritários nessa volta. 

"Hoje apresentamos algumas diretrizes e premissas, e estamos disponibilizando para cada instituição que forma o Comitê esse plano e vamos ter uma retomada com a contribuição de cada uma", detalha Elisa. 

Na próxima semana, o Comitê se reúne novamente para pregar essas contribuições, analisar os avanços realizados e o que ainda pode ser feito. 

Na Capital 
O retorno das atividades presenciais da rede privada de Fortaleza, por sua vez, está previsto para o dia 20 de julho, ou seja, na quarta fase do plano de retomada econômica do Ceará. O decreto foi publicado pela Prefeitura de Fortaleza no dia 14 de junho, reduzindo em 12 dias o período previsto. 

A antecipação, segundo o decreto, visa alinhar as datas com o Plano de Retomada Responsável das Atividades Econômicas e Comportamentais no Ceará. A data, no entanto, pode ter alteração se for identificada alguma piora dos indicadores da Covid-19 na Capital. 

De acordo com dados do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Ceará (Sinepe-CE), as escolas particulares do Estado registram perda de cerca de 14% das matrículas durante o período.                    (Diário do Nordeste)

Post a Comment