Em transmissão ao vivo realizada nesta terça-feira (2) pelas redes sociais da Prefeitura de Juazeiro do Norte, o prefeito Arnon Bezerra confirmou que deve ficar pronto e operante, até o fim desta semana, a nova unidade de suporte para receber pacientes diagnosticados com o novo coronavírus. Trata-se da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Lagoa Seca, que após anos com obras paradas, deve funcionar inicialmente para tratamento da Covid-19. 

Conforme afirma o gestor, a unidade contará com 16 respiradores distribuídos nos 30 leitos. Arnon afirmou que 10 deles foram adquiridos com recursos da Câmara Municipal e devem chegar nos próximos dias, mais dois são advindos do Governo do Estado e outros quatro que já se encontram na UPA. 

A unidade de saúde deve se juntar ao Hospital Regional do Cariri (HRC), desafogando os atendimentos deste e atendendo boa parte dos casos que não são diagnosticados com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Ainda há, segundo o prefeito, a instalação de um hospital de campanha no Ginásio Poliesportivo que também poderá ser utilizado futuramente, caso necessário. 

Uso da hidroxicloroquina 
Juazeiro do Norte somou nesta segunda (1º) quase 400 casos de Covid-19 no município, e 16 óbitos pela doença. Questionado sobre o uso do medicamento “Cloroquina”, ou também hidroxicloroquina, para pacientes com o Sars-Cov-2 (coronavírus), Arnon afirmou que o município não possui autorização, através da Secretaria de Saúde, para aplicar de forma regular o medicamento para todos os pacientes. 

“Esta é uma decisão do médico, e não é recomendado o uso em todos. Constatar a cura de um, não significa que vale para o outro. Somente o médico responsável por cada caso pode atestar se é necessário ou não usar a hidroxicloroquina em algum paciente”, afirma o gestor. 

O secretário de Saúde, Lucimilton Macedo, definiu ainda que a orientação é a não utilização do medicamento, e não confirmou o uso deste em algum caso específico de coronavírus no município.

(Fonte: Site Badalo)

Post a Comment