Por Redação Gazeta do Cariri

Dentre as 270 Instituições de Ensino Superior - IES de todo o país que concorreram ao Edital 01/2020 CAPES do Programa de Residência Pedagógica, a Universidade Regional do Cariri (URCA) foi a instituição aprovada em primeiro lugar no Estado do Ceará, e ficou em 13º lugar do país. 

A URCA obteve 1.000 pontos na análise de Mérito do Projeto Institucional submetido. Apenas mais três instituições de Ensino Superior no país obtiveram esse mesmo resultado. 

Dentre os cursos que submeteram as propostas estão: Pedagogia; História; Letras Inglês; Letras Português; Geografia; Biologia; Física; Matemática; Ciências Sociais; Educação Física; Artes Visuais e Teatro. 

Os objetivos do Programa de Residência Pedagógica são: 

“I - incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica, conduzindo o licenciando a exercitar de forma ativa a relação entre teoria e prática profissional docente; 

II - promover a adequação dos currículos e propostas pedagógicas dos cursos de licenciatura às orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC); 

III - fortalecer e ampliar a relação entre as Instituições de Ensino Superior (IES) e as escolas públicas de educação básica para a formação inicial de professores da educação básica;

IV - fortalecer o papel das redes de ensino na formação de futuros professores.” 

O Programa de Residência Pedagógica da URCA se fundamenta nos princípios éticos, estéticos, políticos e humanos da educação e objetiva a excelência da Formação Docente. 

Neste sentido, a instituição destaca que é importante a construção do Programa de Residência Pedagógica da URCA edição 2020/2022. Em breve será lançado edital para seleção dos futuros residentes e preceptores de acordo com a licenciatura e critérios a serem definidos pela URCA/CAPES.

Post a Comment