02 de junho de 2020

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), através das ações desenvolvidas por meio da Universidade Regional do Cariri (URCA), teve o resultado final divulgado, relacionado ao desempenho das ações, através do edital 02/2020 PIBID, e coloca a Universidade Regional do Cariri (URCA) em destaque nacional. 

O programa existe na URCA desde 2010, com avanços significativos no processo de participação na universidade. São dez anos de projetos aprovados pela Capes, desenvolvidos através do PIBID. 

No edital 02/2020, foram inseridos 10 subprojetos, participando nas áreas de alfabetização, arte, língua portuguesa, matemática, química, biologia, história, física, geografia e educação física, representando os cursos de licenciatura da URCA. 

Com esse resultado, a URCA ficou na classificação geral no 6º lugar, considerada excepcional, no ranking das instituições de ensino superior selecionadas. A Universidade concorreu com 270 instituições de ensino superior de todo o Brasil, 250 classificadas e a URCA ficou na sexta posição. 

A coordenadora, professora Clara Oliveira, destaca a importante classificação da Universidade e agradece a todos os professores envolvidos, numa ação coletiva. “Foi um projeto de muitas mãos, com grande dedicação e vamos agora trabalhar para implementá-lo mais uma vez na Universidade, com muito sucesso”, disse ela. 

Contribuição e aprimoramento do ensino-aprendizagem 
O Programa tem como foco contribuir com o fortalecimento e o aprimoramento da formação de professores realizada pela URCA.  

Com isso, também incorpora as contribuições dos PIBIDs anteriores na universidade, além de propor ações inovadoras referenciadas nos novos subprojetos. O projeto será desenvolvido como base em objetivos, metas e estratégias, referenciadas em eixos norteadores e com uma metodologia de execução que orientará todo o trabalho formativo do PIBID. Com isso, contribui para o aprimoramento da formação teórico-prática dos discentes e, por meio deste trabalho, colabora na elevação da qualidade do ensino e da aprendizagem na escola; construção de uma escola básica regular alegre, educativa, inovadora, humanista e cidadã; contribui com a construção de metodologias inovadoras de ensino, incorporando conhecimentos produzidos nas áreas de Linguagens, Matemática, Ciências humanas, Ciências da natureza, Pedagogia e suas tecnologias. 

O programa contribui também com o acompanhamento permanente nas escolas da execução do projeto pela Coordenação Institucional e por um Colegiado com representantes da educação básica; Produção e apresentação de Relatório de atividades semestral e anual e Socialização dos resultados do PIBID na URCA e nas escolas participantes.

Post a Comment