FOTO: Rozelia Costa

"Que o testemunho do Padre Cícero nos ajude na missão de edificar o Reino de Deus", pediu Dom Gilberto Pastana de Oliveira, bispo diocesano de Crato, ao presidir a Eucaristia na Capela do Socorro, em Juazeiro do Norte, nesta segunda-feira, dia 20 de julho, na qual se faz memória da morte do Padre Cícero Romão Batista, ocorrida há 86 anos.

Ao meditar o Evangelho (Cf. Mt 12, 38-42), o pastor diocesano disse que “somos convidados a abraçar o sentimento e o testemunho do Padre Cícero diante daqueles que sofrem, caminham sem amor, sem lar e dos que vivem submersos”.



O Evangelho narra a passagem em que Jesus, sentado no trono, separa as ovelhas dos cabritos. Estas, escolhidas para tomar posse do Reino celeste. Aquelas, impedidas. “Quais são os critérios dessa separação?”, questionou o bispo. “A atitude de indiferença ou compaixão para com os pequeninos que se encontram em situação dramática e de necessidade”, pontuou. Assim agiu o Padre Cícero no exercício do ministério pastoral, ao viver o amor e a solidariedade para com os desprotegidos e marginalizados. “De que modo, portanto, temos vivido em sociedade? E o que nos faz sentido? Os critérios do mundo ou os critérios de Deus?”.

Para Dom Gilberto, neste dia em que a nação romeira celebra o 86º ano da Páscoa daquele a quem tomou por “padrinho” é chamada também a agradecer a Deus todo bem que ele semeou para a edificação do Reino, buscando cultivar no coração as mesmas virtudes, principalmente no cuidado com pobres e necessitados.

Concelebraram a Eucaristia o pároco/reitor da Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores, Padre Cícero José da Silva, o vigário paroquial, Padre Edson Bantim, e o Padre Joaquim Ivo Alves, da cidade de Crato.

A missa das seis da manhã é parte da programação alusiva à tradicional romaria de julho, que foi adaptada à internet por causa da pandemia do novo coronavírus e para que os romeiros e devotos mantivessem a sintonia com a terra do Padre Cícero Romão, mesmo de forma virtual. A celebração completa pode ser revista abaixo:

Post a Comment