A Secretaria do Desenvolvimento Agrário entregou  três tratores pelo projeto de mecanização agrícola do São José nos municípios de Mauriti, Porteiras e Umari. O evento foi acompanhado através de videoconferência pelo secretário De Assis Diniz. 

“A ideia é trabalharmos a mecanização agrícola e a tecnologia como aliadas. É fazer o espaçamento correto, promover a adubação e realizar a análise do solo,” explica Claudivan Alves, da Associação Comunitária do Sítio Vieira. 

De acordo com a pasta, a entrega dos tratores já havia sido adiada por diversas vezes desde o ano passado. Eles chegam no momento em que os trabalhadores rurais se preparam para colher a safra de grãos. 

“O nosso solo é arenoso, mas tem quase 80% que é massapê. Se você não fizer o tratamento na hora certa, não consegue mais arar a terra com máquina nenhuma. Choveu, você espera dar um Sol e já passa o arado. Com o trator, o nosso agricultor vai gradear a terra e colher por um custo muito menor do que alugar esse equipamento vindo de fora – e ainda vai aumentar a margem de lucro”, comemora João Moura, presidente da Associação Agrocomunitária do Apanha Peixe. 

Outras ações 
A Secretaria do Desenvolvimento Agrário divulgou ações durante a pandemia. Em 130 de isolamento social, diz ter mudado a maneira de servir aos mais de 350 mil agricultores familiares cearenses. Uma parceria investiu R$ 300 mil em cestas e kits a famílias rurais no Cariri. O Termo de Compromisso, assinado no final de junho, inclui a participação de outras 23 cooperativas. 

Com a proibição das feiras públicas, lançou o Portal da Agricultura Familiar. Isso permitiu até a divulgação de feiras virtuais, delivery e drive thru desenvolvidos por cooperativas, associações e produtores rurais. 

A Sad anuncia também que o programa Mais Nutrição atenderá crianças e jovens carentes do Cariri. Outros 1.476 cearenses de baixa renda já estão sendo atendidos pela nova edição do Programa do Leite e o PAA Alimentos passará a atender 141 municípios cearenses. 


(Fonte: Site Miséria)

Post a Comment