A primeira etapa de Campanha contra Febre Aftosa 2020 foi prorrogada até o próximo dia 31 de julho. A decisão foi acatada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) após pleito do Fórum Nacional de Executores de Sanidade Agropecuária (Fonesa), que apresentaram os índices parciais da Campanha muito abaixo do necessário, não alcançando 50%. 

Segundo o documento do Fonesa, a Pandemia do novo Coronavírus afetou a adesão à Campanha. Com isso o prazo de comprovação da vacinação pelo produtor rural também foi prorrogado para 31 de agosto de 2020. 

Em Juazeiro do Norte, os agricultores contam com o auxílio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Seagri) que oferece suporte e orientação técnica para que os criadores cumpram a determinação e registrem as informações sobre a vacinação junto à Adagri. 

Para o proprietário, após fazer a aquisição das vacinas e a respectiva imunização, é necessário que informe os dados que constam no cupom fiscal no sistema do órgão.

A Seagri auxilia no preenchimento da ficha e do cadastro com os dados pessoais do criador, telefone para contato e informações a respeito da vacina que vem impressa no cupom fiscal e a descrição do rebanho. 

Após o preenchimento das informações, o sistema emite um comprovante de que o produtor deu a baixa na vacinação e ele fica autorizado a comercializar e transportar os seus animais. 

Segundo a Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri), responsável pela Campanha no Ceará, a previsão é que sejam vacinados cerca de 2,6 milhões de bovinos e 1,4 mil de bubalinos no Ceará. No último boletim de sábado (27), a Agência tinha recebido a declaração de vacinação de 845.460 animais. 

A Seagri orienta também que o ideal é que os produtores procurem agendar o seu atendimento na Secretaria para se evitar aglomerações. O agendamento pode ser feito através do telefone (88) 3511.1944 ou através do whatsapp (88) 9.8869.3446. 

A Seagri está localizada na Rua Josefa Muniz de Souza, 06, Vila Fátima, Juazeiro do Norte-CE.

Post a Comment