Camilo Santana e Roberto Cláudio
O governador Camilo Santana anunciou na tarde desta sexta-feira (17) o andamento das fases de reabertura econômica e social nas diferentes regiões do Ceará. Fortaleza avança para a quarta fase nesta segunda-feira (20), mas com exceções, conforme Camilo havia adiantado em entrevista pela manhã que bares, academias, escolas com aulas presenciais, cinemas e shows não não iriam retornar as atividades, embora estivessem inicialmente previstas para voltar a funcionar nesta etapa. 

Um dos setores beneficiados é o de restaurantes, com permissão para que os estabelecimentos funcionem até 23h. "Várias atividades estarão liberadas a partir de segunda-feira, como os restaurantes à noite até 23h, mas é importante ressaltar que esse avanço está sendo feito de forma responsável e com zelo para que possamos fazer isso com cuidado. O objetivo é não retroceder com o plano de retomada como aconteceu em outras cidades do mundo", disse o governador. 

Os municípios da macrorregião de Fortaleza vão agora para a terceira fase. Já no Sertão Central e Litoral Leste/Jaguaribe, indicadores que apresentaram um leve aumento nos índices de Covid-19 levaram o governo a manterem a fase 1 da retomada. A macrorregião Norte passará para a fase 1. 

No Cariri, será mantida a fase de transição da economia, mantendo isolamento social rígido em Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Brejo Santo e Iguatu, por mais 7 dias, pela 5ª semana consecutiva. 

O plano de retomada das atividades não essenciais foi pensado como um ciclo de transição em quatro fases,com cada cada uma durando, pelo menos, 14 dias. Os municípios do Ceará estão em diferentes estágios em relação ao plano conforme a gravidade do cenário da doença, sendo a capital a cidade com maior nível de reabertura. 

Veja como ficam as regiões no plano de retomada econômica: 

A capital cearense avança para a fase 4, com restaurantes funcionando até as 23h; contudo, não têm permissão ainda para funcionar escolas e universidades para aulas presenciais, academias, cinemas, bares e eventos;

Demais cidades da macrorregião de Fortaleza avançam para a fase 3; 

Macrorregião do Sertão Central, Litoral Leste/Jaguaribe permanecem na Fase 1; 

Região Norte avança para fase 1; 

Cidades da região Cariri e Centro-Sul mais afetadas (Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Brejo Santo e Iguatu) seguem em isolamento social rígido, permanecendo na fase de transição da economia. 

Números da Covid-19 no Ceará 
Os casos confirmados de Covid-19 no Ceará já são 145.938, com 7.165, mortes em decorrência da doença. O Estado contabiliza 118.988 pessoas recuperadas da enfermidade. Os dados são da plataforma IntegraSUS, mantida pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), e atualizada às 14h11 desta sexta-feira (17).                         (G1 CE)

Post a Comment