Com a pandemia do novo coronavírus, a orientação primordial é manter o isolamento, ou seja, manter-se em casa. Para as pessoas que contraíram o vírus ou já apresentam sintomas respiratórios, essa orientação é mais forte, e implica no isolamento até mesmo entre os entes do âmbito familiar. Mas, para alguns, o isolamento acaba sendo dificultoso. 

Casas muito pequenas, cômodos próximos e grande quantidade de pessoas por casa são fatores que dificultam o isolamento de pacientes que vivem nessas condições, sendo principalmente afetadas aquelas em vulnerabilidade social. 

Pensando nas situações apresentadas, Crato e Barbalha fornecem locais para o isolamentos destes pacientes que não necessitam de internação hospitalar, mas que podem transmitir a Covid-19 por estarem infectados. 

Em Barbalha, o Centro de Isolamento Social (CIS), em funcionamento no antigo Canavial Plaza Hotel, disponibiliza 90 leitos para pessoas contaminadas. Já em Crato, os leitos de isolamento estão disponíveis no prédio da UPA, onde funciona a Unidade de Referência para Covid. 

Até a última semana, os locais tinham baixa lotação, sendo apenas 22 pacientes no CIS de Barbalha, e nenhum ocupado em Crato. 

Juazeiro do Norte não disponibiliza isolamento na Unidade Sentinela, mas a cidade tem o serviço de abrigo para pessoas em situação de rua durante a pandemia, funcionando no Vapt-Vupt. Até esta terça-feira (14), são 21 pessoas na Unidade de Isolamento Social, que tem capacidade para receber até 53 pessoas. 

O número de casos da Covid-19 no Cariri segue ascendente. Nesta segunda-feira (13), Crato já apresentava 2.067 casos, com 906 recuperados e 28 óbitos. Já Barbalha, apresentava 588 confirmações, com 471 curados e 23 óbitos. Na cidade, 2.658 pessoas seguem como casos suspeitos, aguardando o resultado dos exames. Juazeiro do Norte é o epicentro da doença, com 6.310 casos, sendo 2.809 recuperados e 160 mortes.

(Fonte: Site Badalo)

Post a Comment