Header Ads

Ciro anuncia apoio à candidatura do PT em Caucaia e gera especulação sobre aliança em Fortaleza


Que o mundo da política gira rápido não é novidade. Em algumas situações, porém, o giro é tão intenso que chega a capotar. 

O ex-ministro Ciro Gomes gravou um vídeo em apoio à pré-candidatura do petista Elmano de Freitas à Prefeitura de Caucaia e agitou os bastidores da pré-campanha eleitoral no Ceará. 

Isso mesmo: Ciro e Lula, que têm trocado farpas e críticas ácidas nacionalmente, estarão juntos na disputa pelo segundo maior colégio eleitoral do Ceará e contra o prefeito do município, Naumi Amorim (PSD), e o candidato do grupo aliado ao deputado federal Capitão Wagner, que deve ser o deputado estadual Vitor Valim (Pros). 

O apoio de Ciro ao petista conta com a articulação do deputado estadual Evandro Leitão (PDT), que atua em favor da candidatura de Elmano. 

A costura sinaliza que o comando do grupo governista está descrente que o prefeito local, mesmo candidato à reeleição, consiga desbancar Valim, que tem aparecido liderando as pesquisas de opinião. 

De olho em Fortaleza 
Em Caucaia, o PDT já tem compromisso de apoiar Naumi Amorim. Ou seja: Ciro está indo contra a decisão do partido em âmbito local. Embora seja essa a situação no maior município da Região Metropolitana, em Fortaleza, a relação entre o PT e a cúpula pedetista no Estado ainda é turbulenta. 

Nesta segunda-feira (27), a ex-prefeita Luizianne Lins realizou evento virtual para lançar uma plataforma para receber propostas voltadas à construção de um futuro plano de governo e dizer que a conversa com o governador Camilo Santana (PT) não evoluiu no sentido de garantir que Nelson Martins (PT) seria um candidato de uma frente de esquerda, incluindo PT e PDT. As articulações, entretanto, não estão concluídas. 

Retomada na Câmara 
Enquanto a Assembleia Legislativa caminha para realizar a segunda sessão presencial desde a retomada das atividades em plenário, na última semana, a Câmara Municipal de Fortaleza ainda terá pelo menos mais uma semana de trabalhos essencialmente virtuais. Na quarta-feira (29), os vereadores realizam sessão remota, mas o presidente da Casa, Antônio Henrique (PDT), já avisou aos colegas que tem a intenção de retomar as sessões presenciais em plenário a partir da próxima quarta-feira (5). Assim como já foi anunciado na Assembleia, na Câmara a proposta em análise prevê a manutenção de apenas uma sessão semanal, por enquanto. 

Cidadania 
A base governista do prefeito Roberto Cláudio (PDT), diferentes partidos se movimentam com vistas à disputa em Fortaleza. Também na quarta-feira (29), o Cidadania realiza um encontro virtual para lançar a pré-candidatura de Alexandre Pereira a prefeito. O evento contará com as presenças do próprio Roberto Cláudio e também do presidente nacional da legenda, Roberto Freire. Pereira, ex-secretário de Turismo da Capital, foi um dos que deixaram a gestão municipal para se colocar à disposição para disputar cargo no pleito deste ano.                              (Diário do Nordeste)

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.